Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Juventude de Fé

Justiça e Profecia a serviço da vida - 13° Intereclesial das CEBs

* Walmyr Júnior

De 7 a 11 de janeiro de 2014, a cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, receberá o 13º Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base. Com o tema "Justiça e Profecia a serviço da vida e lema: Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”, o encontro acolherá em torno de 4 mil pessoas no Cariri cearense, representando suas comunidades em todo o Brasil e de vários continentes.

A organização do evento afirma que O 13º Intereclesial é um momento importante para reafirmar o papel das CEBs dentro de suas igrejas e definir sua importância como propulsoras de mudanças em diversas realidades brasileiras. Espalhadas em todos os estados, as Comunidades têm neste encontro nacional um espaço de partilha, de troca de experiências, formação, espiritualidade, e de acentuar a presença de uma igreja que não só está mais próxima dos pobres e excluídos/as, mas que também se mantém firme em busca de um mundo melhor e mais justo.

Dentro da conjuntura atual, o encontro se propõe a debater temas importantes, a fazer uma reflexão dos desafios e das vitórias já conquistadas.

Programação

A programação se insere no contexto do "Ver”, "Julgar” e "Agir”, mostrando que ao conjugar estes verbos as CEBs também estão preparadas para fazer uma avaliação dessa caminhada e uma análise crítica e frutífera dessa memória histórica.

De acordo com o Secretariado do 13º Intereclesial, é essencial que, nos tempos de hoje, as CEBs mostrem sua presença através das ricas experiências comunitárias. Para isso, na programação haverá visitas às paróquias e comunidades; testemunhos de luta, desafios e esperança, momentos de celebrações, além de oficinas e plenárias que contarão com a participação de assessores/as nacionais.

Faz parte ainda da programação uma Feira de Economia Solidária e Comércio Justo, tudo em consonância com modelos sustentáveis que provam que é possível se movimentar fora da lógica capitalista. "Assim, partilha, igualdade, ecumenismo, interação com o meio ambiente e respeito ao próximo estão inseridos em todas as atividades do encontro”, afirmam os organizadores.

Autor/Fonte: Adital

* Walmyr Júnior é graduado em História pela PUC-RJ e representou a sociedade civil em encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ.

Tags: coluna, fé, JB, juventute, walmyr

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.