Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Juventude de Fé

Colunistas - Juventude de Fé

Maré coloca em debate juventude católica

Jornal do Brasil Walmyr Jr.*

Acontecerá nesse próximo sábado, 19 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Paz na Maré, o debate JPCF (Jovens Parceiros da Campanha da Fraternidade). Este encontro tem por finalidade discutir os caminhos da Juventude católica a partir da ótica da Campanha da Fraternidade.

A CNBB nos apresentou a Campanha da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social; E ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, re-apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e missão.

Com isso Resgatar a Campanha neste tempo de mobilizações sociais tem por objetivos os seguintes pontos:

1. Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida; 2. Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada , para que eles possam contribuir com seus dons e talentos; 3. Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

A Pastoral da Juventude escolheu o Estatuto da Juventude para ser a pauta norteadora do encontro. O Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos. Ele define os princípios e diretrizes para o fortalecimento e a organização das políticas de juventude, em âmbito federal, estadual e municipal. Isso significa que as políticas tornam-se prerrogativas do Estado, e não só de governos.

No texto sancionado pela Presidenta Dilma, foi mantida a meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país para estudante e jovens de baixa renda até o total de 40% dos ingressos disponíveis para o evento. A legislação atual também vai assegurar novas garantias como os direitos à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade.

O Deputado Robson Leite é o convidado do evento que vai Iluminar a temática dentro da óptica do Legislativo. Com isso a Pastoral da Juventude possibilita uma ação concreta para formar suas juventudes para serem catalizadores de uma transformação Social.

Com o tema ''Sejam Revolucionários''  e a Iluminação bíblica: ''Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?''(Lc 24,32) norteam o encontro da Pastoral da Juventude. O encontro inicia as 9h na Paróquia Nossa Senhora da Paz na Rua Guanabara, 2 -Parque União - a entrada é em frente ao posto policial da Av. Brasil.

* Walmyr Júnior é graduado em História pela PUC-RJ e representou a sociedade civil em encontro com o Papa Francisco no Theatro Municipal, durante a JMJ. 



Tags: a pastoral, da, da juventude, escolheu, juventude, o estatuto

Compartilhe: