ASSINE
search button

É esta a nossa hora e o tempo é pra nós

Compartilhar

Estamos vivendo uma mudança de épocas, outrora vivíamos como um tempo de mudanças, é, estamos recebendo em nossa sociedade um novo cenário onde a companhia preferida dele é a palavra crise. A crise traz medo, insegurança, desespero e coloca à tona tantas outras fragilidades do ser humano.

Hoje me limito a falar um pouco de trevas e luzes. Trevas da crise de valores no contexto juvenil, ou seja, descrever aquilo com que me deparo quando olho para o meu horizonte: expectativas. Nessa crise de valores, onde me vejo e vejo a juventude inserida, a moral e a ética se tornaram passageiras. As juventudes vêm sendo facilmente seduzidas pelo ter e pelo poder, vemos claramente a insensibilidade da sociedade, onde corrompida pelo individualismo, trata o outro apenas como instrumento para satisfazer suas vontades

O que me dá segurança para partilhar algumas experiências do cotidiano juvenil é ver que com muito esforço, em meio a essa crise, a juventude vem focando na sua utopia e seguindo em frente!!!Trago um testemunho de luzes que a Juventude da PJ (Pastoral da Juventude) da Arquidiocese do Rio de Janeiro viveu esses dias, deu um grande salto na sua história. Esteve presente em uma reunião com os Bispos e Vigários Episcopais . Aline Barbosa, coordenadora arquidiocesana, e Pedro Suares, assessor leigo do Vicariato Norte, foram representar a PJ Rio, com a missão de apresentar nossos projetos para uma ruptura com esse limiar, lugar de fala do jovem que está diariamente entre a vida e a morte.

Dom Orani iniciou a reunião e abriu o espaço para a Juventude falar. Foram apresentados pela Aline e pelo Pedro propostas pós JMJ Rio2013. Uma delas é o Projeto Caminhos de esperança, que tem em sua característica a formação de futuras lideranças para a Igreja e para a sociedade, assim como aplicar cursos de formações para líderes nas comunidades paroquiais. Além desse projeto, Aline ofereceu total ajuda e contribuição da PJ para a implementação do Instituto de Juventude, que está sendo criado na cidade do Rio. Com muita profecia Pedro ofereceu para os Bispos e Vigários Episcopais um curso de formação especifica sobre Juventude para o clero.

E uma das solicitações da PJ foi de um espaço físico, justamente para que esse sonho possa acontecer. Nesse lugar reservado por Deus, as diversas juventudes pudessem ter seu lugar de referência e nele cultivar toda caridade e amor pelo próximo que exclui qualquer hipótese de crise do nosso meio!!

Em seguida, a PJ entregou um material com a metodologia e projetos da Pastoral e também alguns adesivos celebrativos dos 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil e da Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens, como lembrança da nossa participação nesta reunião.

Saímos dessa reunião com grande expectativa, mas também com muitos questionamentos em relação à atenção do clero com nossas falas, é claro que em uma reunião só não da pra esclarecer e solicitar tudo que a juventude deseja. Mas é com esperança que avaliamos esta reunião, como mudança de épocas, com desejo de continuar a nossa história enxergando que um novo se inicia, em que a Pastoral da Juventude do Rio de janeiro, carrega no coração o seu sonho de promover seu trabalho e contribuir para uma Igreja  e uma sociedade mais jovens.

 "É esta a nossa hora e o tempo é pra nós, que chegue em todo o canto a nossa voz! Miremos bem no espelho da memória! Faremos jovem e linda nossa história!"