ASSINE
search button

Você sabia que o Álcool pode afetar o Jovem e o Idoso de formas Diferentes?

jblog -
jblog
Compartilhar

Macaque in the trees
jblog (Foto: jblog)

Um estudo recente examina o impacto na saúde do consumo de álcool em diferentes idades. Os autores concluem que, para pessoas com mais de 50 anos, os riscos para a saúde podem ser menos graves.

Beber de forma exagerada está ligado a uma série de consequências graves para a saúde.

Estas incluem certos tipos de câncer, doenças do fígado e do coração e danos ao sistema nervoso, incluindo o cérebro.

Macaque in the trees
jblog (Foto: À Sua Saúde)

No entanto, como tem sido exaustivamente coberto na imprensa popular, beber com moderação pode ter alguns benefícios para a saúde.

Várias pesquisas concluíram que beber álcool em um nível baixo pode ter um efeito protetor.

Um estudo, por exemplo, descobriu que a bebida leve e moderada protege contra a mortalidade por todas as causas, bem como relacionada à doença cardiovascular.

Não é surpresa que essas histórias tenham sido bem recebidas e amplamente lidas, mas nem todos os pesquisadores concordam, e o debate está em andamento.

Um estudo recente conduzido do Boston Medical Center em Massachusetts, acrescenta mais informação para uma discussão já bastante interessante.

Macaque in the trees
jblog (Foto: jblog)

Os autores publicaram suas descobertas no Journal of Studies on Alcohol and Drugs no início desta semana.

Os pesquisadores argumentam que a maneira como estudos anteriores mediram o impacto do álcool na saúde pode ser falha. Especificamente, eles observam que os estudos são geralmente observacionais e recrutam participantes com mais de 50 anos.

Os autores argumentam que isso é problemático porque exclui qualquer pessoa que tenha morrido devido ao álcool antes dos 50 anos. Como ressaltam secamente, "pessoas falecidas não podem ser inscritas em estudos de coorte".

De acordo com os pesquisadores, aqueles que são consumidores estabelecidos aos 50 anos são “sobreviventes” de seu consumo de álcool que (inicialmente) poderiam ter sido mais saudáveis ou ter tido padrões de consumo mais seguros.

Macaque in the trees
jblog (Foto: jblog)

A pesquisa mostra também que quase 40% das mortes por consumo de álcool ocorrem antes dos 50 anos.

Isso significa que a grande maioria das pesquisas sobre os riscos potenciais do álcool não leva em conta essas mortes e pode subestimar os perigos reais.

Para investigar novamente, os autores mergulharam em dados sobre o Impacto da Doença Relacionada ao Álcool, que é mantida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CPD). De acordo com o CPD, esses dados "fornecem estimativas nacionais e estaduais de impactos na saúde relacionados ao álcool, incluindo mortes e anos de potencial perda de vida".

A análise mostrou que o nível de risco relacionado ao álcool de um indivíduo foi fortemente influenciado pela idade.

No total, 35,8% das mortes relacionadas ao álcool ocorreram em pessoas com idade entre 20 e 49 anos. Ao olhar para as mortes que foram evitadas pelo consumo de álcool, os cientistas encontraram apenas 4,5 por cento neste grupo etário.

Macaque in the trees
jblog (Foto: jblog)

Quando analisaram indivíduos com 65 anos ou mais, a história foi diferente: embora 35% das mortes relacionadas ao consumo de álcool tenham ocorrido nesse grupo, os autores encontraram 80% das mortes evitadas pelo álcool nesse grupo demográfico.

Os pesquisadores também viram essa grande diferença entre grupos etários quando analisaram o número de anos potenciais perdidos para o álcool.

Eles mostraram que 58,4 por cento do número total de anos perdidos ocorreu entre os 20 e os 49 anos.

Os autores concluem que as pessoas mais jovens "são mais propensas a morrer de consumo de álcool do que a morrer por falta de bebida", mas as pessoas mais velhas são mais propensas a experimentar os benefícios do consumo moderado de saúde.

Macaque in the trees
jblog (Foto: À Sua Saúde)

Embora as conclusões não sejam explosivas, elas nos trazem uma compreensão mais completa do impacto do álcool sobre a saúde: beber moderadamente pode beneficiar pessoas de certa faixa etária, mas beber pesado é prejudicial a todos.

Para mais informações converse com o seu médico.

FONTE:MEDICALNEWSTODAY.

jblog - jblog
jblog - jblog
jblog - jblog
jblog - jblog
À Sua Saúde - jblog