|
|
Kelly turbinada
[07/NOV/2003]
Filha do devorador de morcegos Ozzy, Kelly Osbourne dá uma turbinada no repertório inicial da estréia solo, Shut up. O novo CD em ''versão melhorada'' Changes (BMG) traz quatro faixas ao vivo. Na do título, o cover de um grande sucesso do Black Sabbath, balada que já roda nas rádios nacionais. Kelly é co-autora de 12 das 13 faixas. As versões ao vivo são: Come dig me out, Disconnected, Too much of you e On the run.
Revelada pela autoria da faixa-título do CD de Maria Bethânia A força que nunca seca (1999), a matogrossense Vanessa da Mata será a primeira cantora a pisar o palco do reinaugurado Espaço Arpoador (ex-Jazzmania). Na direção das duas únicas apresentações, dias 11 e 12, um perito na voz feminina, Nelson Motta. No cardápio, além dos acepipes de seu solo propulsionado pelo hit Não me deixe só, sua versão para a balada jovemguardiã Nossa canção, que rola na trilha da novela Celebridade. Nelsinho define a nova pupila: ''Em cena com quase 1,80m e um porte de princesa, Vanessa é linda e carismática, com uma rara capacidade de emocionar e entusiasmar platéias''.
Devido ao não cumprimento do contrato que fez com Silvio Cesar, autor de Pra você, o prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, foi acionado pelo advogado do compositor, Michel Assef. Uma liminar da Justiça local obrigará o alcaide a retirar as placas que colocou na entrada (''Pra você eu guardei/ o lugar mais bonito'') e saída (''ah, seu eu fosse você/ eu voltava pra mim'') da cidade, com trechos do sucesso gravado, entre outros, por Elizeth Cardoso.
Um dos vocais do Planet Hemp, o compositor e rapper BNegão estréia solo em Enxugando gelo, CD que vem encartado (por R$ 11,90) na revista OutraCoisa, de Lobão. Além de sua banda Os Seletores de Freqüência (Pedrão, Fábio Kalunga, Gabriel Muzak, DJ Rodrigues, Paulão e Pedro Garcia), participam da gravação o percussionista Marcos Suzano, o baixista Djeike Sandino (Nação Zumbi), o coletivo Instituto, além de um dos últimos registros do rapper Sabotage. Nas 13 faixas, o que ele denomina ''lado B da black music'', formada por dub, hip hop, funk 70, ragga, Miami bass , até as raias do hardcore e do grindcore, com pitacos de samba e jazz. ''Ordem para o povo/ progresso para a burguesia'', ironiza a faixa-título.
Elogiado pelo baterista Dennis Seiwell, do Wings, de Paul McCartney, presente nos sucessos internacionais de Tom Jobim (Águas de março, Lígia, Stone flower), com quem tocou por dez anos, e Sérgio Mendes (Mas, que nada, Goin' out of my head, The look of love), João Palma aciona baquetas hoje e amanhã no Partitura, junto com Haroldo Goldfarb (piano), Fernando Leporace (baixo). Como convidada especial, Ithamara Koorax.
Os 100 anos do nascimento de Ary Barroso (1903-1964), que se comemoram hoje, motivam a série que ocupa o Sesc Rio durante todo o mês. Dia 10, uma mesa-redonda reúne a filha do compositor Mariúza Barroso e os jornalistas Sérgio Cabral e Villas-Boas Corrêa. Para falar sobre calouros e teatro de revista, Eduardo Dussek recebe Doris Monteiro e a atriz Eva Todor, dias 17 e 24.
Há sete anos sem gravar um disco individual, o guitarrista Renato Piau (preferido de Tim Maia a Luiz Melodia) volta em Blues do Piauí, com arranjos e solos de guitarra do experiente Perinho Santana. Piau desvela uma parceria póstuma com o conterrâneo poeta Torquato Neto (1944-1972) no poema Andar andei. Em Amareluz trabalha sobre versos de outro poeta, o goiano Manoel de Barros. Há ainda parcerias com Luiz Melodia (na jazzística Cuidando de você), Sérgio Natureza (Férias) e Arnaud Rodrigues (Catira), uma releitura de Estácio, eu e você (de Melodia) e as inéditas Na palma da mão e o baião Um abraço ao Tio Nequinho.
Fruto de uma parceria de 18 anos, sai o terceiro título da dupla Gilson Peranzetta (teclados) e Mauro Senise (sopros), Frente a frente, pelo selo Marari, do primeiro. Antes, eles juntaram-se em Uma parte de nós (1991) e Vera Cruz (1993). No repertório, 11 temas inéditos de Peranzetta. Entre eles, o zombeteiro Americano, só Luiz, que celebra o lendário clarinetista e saxofonista Luiz Americano e fustiga a era Bush. Capitão Cortez incensa o baterista João Cortez. Diz, Carrilho é uma ode ao flautista Altamiro Carrilho, enquanto Bilhete pro Guinga já vem com endereço no título.
Formado em Los Angeles, The Black Eyed Peas abala a cena hip hop com suas performances ao vivo munidas de samples de rap e beats sincopados. Acrobacias corporais, uma loura tipo outdoor, melodias sofisticadas e letras engajadas completam o formato. O terceiro CD do grupo baixa aqui este mês com Justin Timberlake nos vocais do single de trabalho, Where is the love. A faixa Anxiety tem a banda Papa Roach. Os BEP dividiram o palco com Juanes na entrega do Grammy latino deste ano.
Filho de Martinho da Vila, irmão da cantora Mart'Nália, Tunico Ferreira estréia solo pela Seven Music num repertório dedicado ao partido alto, gênero de samba que revelou o pai. Produzido por Wanderson Martins, gravado no Uptown Studios, Tunico Ferreira - o disco tem como carro-chefe Nota de cem (Heraldo Monteiro da Silva/ Jorge Francisco da Silva/ Osmar Santos). Entram ainda Pára de brincar comigo, mulher, parceria de Tunico com o pai, Juremê, Jurema (com Agrião) e mais: Chororô, Lalá com Lelé e Mundo girou, dedicada à mulher Ana Lúcia.
|
|
Copyright © 1995, 2000, Jornal do Brasil.
É proibida a reprodução
http://www.jb.com.br/jb/papel/colunas/tarik/2003/11/06/jorcoltar20031106001.html
|