E-mails e telefones
Shopping JB Online
Home
Tempo Real

Colunistas
Coisas da Política
O sorriso de dona Ana

Villas-Bôas Corrêa
A escola fechou

Informe JB
Guerrilha socialista

Cartas
Ives Gandra

Horóscopo

Supersônicas
Kelly turbinada

Gente
Destaque praiano

Charge Online

Márcia Peltier
Crise na saúde

Leonardo Boff
Que é o ser humano?

Nas Páginas da História
7 de novembro no JB

Informe Econômico
No país das maravilhas

Boechat
Porteiras abertas

Gilberto Amaral
Nos trinques

Maria Lucia Dahl
Um parque de diversões que se chama Casa Cor

José Sarney
Cochrane, Iraque e Rachel

Fernadão
Em busca da vaga

Hildegard Angel
Noite bling-bling

 


7 de novembro no JB


Há 110 anos - 1893

  • O Jornal do Brasil não circulou de 1º de outubro de 1893 a 14 de novembro de 1894, período final do governo do marechal Floriano Peixoto.

    Há 80 anos - 1923

  • O presidente Ebert, da Alemanha, reuniu-se com as lideranças dos partidos políticos de centro, socialistas e democratas com os quais conversou, deplorando os maus-tratos de que foram vítimas os judeus residentes em Berlim. As manifestações anti-semitas atravessaram a noite e já foram presas 129 pessoas.

  • A Câmara dos Deputados da Argentina vem de aprovar impostos quase proibitivos sobre a importação de nosso mate. Tal ato, que pode merecer de nossa parte medidas de represália, foi votado justamente quando as farinhas argentinas deviam sofrer, em nossa tarifa, uma diminuição de 30% nos direitos de entrada.

  • O chefe dos sediciosos gaúchos, general Mena Barreto, telegrafou ao ministro da Guerra, general Setembrino de Carvalho, prometendo acatar o armistício assinado ontem no Rio Grande.

  • Registro Literário: Dicionário de Moraes - reedição da Revista da Língua Portuguesa - ''O Dicionário da Língua Portuguesa, de Antonio de Moraes, editado ainda no início do século XIX, é o maior monumento levantado à língua, não só aqui, como em Portugal. É de admirar que, há mais de um século, conseguisse Moraes, só, sem muitos recursos, e nenhum apoio oficial, editar obra de tal categoria.'' (Osório Duque Estrada)

  • Amigos do Sr. Povina Cavalcanti oferecem-lhe hoje um almoço, no Restaurante Cascata, pelo lançamento do livro O Acendedor de Lampiões.

  • Cinemas: Estréia hoje, no Cine Palais, o esperado filme Hamlet, versão da tragédia de William Shakespeare. A atriz Asta Nielsen faz o papel do príncipe dinamarquês.

    Há 50 anos - 1953

  • O gabinete do ministro do Trabalho, João Goulart, está funcionando sob o regime da rolha. Tudo ali vem sendo feito para solapar o trabalho da imprensa livre, que os amigos do ministro julgam atrapalhar seus grandes planos de agitação das massas (ou de pelegos... ). A última: foi criado, no ministério um ''Gabinete Secreto de Relações Públicas''... Parece mentira, mas não é.

  • ''Reza-se hoje, na Catedral, missa pela alma de Reis e Silva, que foi o maior tenor brasileiro de seu tempo. Antes dele, só se montavam óperas com cantores italianos...'' (Benjamin Costallat)

  • Passa hoje o 11º aniversário de morte do médico Heitor Annes Dias, homem de ciência, professor emérito e cidadão perfeito.

  • Cinemas: O baile de eleição e coroação da Rainha do Cinema Brasileiro realiza-se hoje, na sede do High Life, na Glória. Fada Santoro, Vanja Orico, Tônia Carrero, Dóris Monteiro e Marly Sorel candidatam-se ao título.

  • Esportes: O presidente da República estará presente, hoje, ao desfile de encerramento dos Jogos da Primavera, no estádio do Fluminense.


  • [07/NOV/2003]


       Home > Colunas > Nas Páginas da História

    Tempo Real | Brasil | Economia | Esportes | Rio | Internacional | Colunas
    Internet | Caderno B | Domingo | Programa | Musicalidade | Viagem | Acelera
    Idéias | Horóscopo | Especiais | Opinião | Editorial | Charge | Cartas



      Aumentar letrasDiminuir letrasVersão para imprimirEnviar matéria