|
Há 110 anos
9 de setembro de 1892
O relator da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados é, incontestavelmente, um homem de merecimento em questões financeiras. Entretanto, abusa da força e lê demais. Violenta os algarismos, esganando-os entre os dedos nervosos, e faz do país um doente, cuja moléstia diagnostica pela simples leitura dos livros, o que é perigoso.
Dia a Dia: ''Não se assustem! Não se assustem! Estamos, pode-se dizer, com o cólera dentro de casa. Bem que não seja das mais amáveis a visita, manda a urbanidade recebê-lo de cara alegre. A respeitável epidemia (é conveniente tratar com acatamento todos os poderosos) dignou-se aparecer no Espírito Santo, honrando estas plagas que, aliás, não precisam mais de calamidades. Não seria triste para o Brasil que não tivéssemos o nosso cólera, quando a Europa inteira, desde a França até a Rússia, experimenta a epidemia? Esse atraso nos envergonharia perante o mundo civilizado!'' (C. A.)
O Leite Dermático do Dr. H. de Segré, fabricado em 142, Rue de Rivoli, Paris, é infalível contra sardas, borbulhas, vermelhidões, coceiras e quaisquer afecções que acometam a beleza e o esplendor da cara.
Há 80 anos
9 de setembro de 1922
Um brasileiro recém- chegado da Europa, onde permaneceu muitos anos, dando a um jornal carioca as suas impressões sobre os grandes progressos materiais ora deparados no Rio de Janeiro, deplorou o desagradável aspecto das nossas ruas, cheias de uma multidão que anda descalça e sem paletó. O nosso patrício tem toda a razão.
O Cine Avenida exibe, hoje, O Eterno Feminino, magnífico filme francês. Mot de la fin: a estrela do filme é Gina Palerme, a atriz mais chic de Paris.
Realiza-se hoje, à Rua Bambina, 133, o baile promovido pelo Grêmio Recreativo Desprezadas de Botafogo.
Há 50 anos
9 de setembro de 1952
''O relatório Sparkman, redigido por uma comissão do Senado americano encarregada de investigar as atividades das grandes companhias que exploram os negócios de petróleo, acaba de ser divulgada. O ponto nevrálgico das acusações contidas nesse relatório é a revelação de que, no convênio realizado em 1928 num castelo escocês, a Standard Oil, americana, a Shell, holandesa, e a Anglo Iranian, britânica, tomaram medidas para eliminar todo e qualquer concorrente que surgisse ou viesse a surgir na face da terra, tendo sido constituído um truste internacional para monopolizar, através de uma cadeia de subsidiárias, todos os negócios do petróleo no mundo ocidental.'' (Meira Matos)
Na data de ontem, há 37 anos, no saguão do Hotel dos Estrangeiros, que vem de ser demolido, foi assassinado o homem que maior soma de poder político enfeixou nas suas mãos, no regime republicano: o general Pinheiro Machado.
Classificados: Consertam-se bonecas etc... Rua da Glória, 100, telefone 22 2910.
[09/SET/2002]
|