Um dia o milagre da multiplicação acontece na sua casa e você se vê às voltas com questões novíssimas: aspectos de saúde, rearranjos profissionais e uma lista de planejamentos que cresce junto com a barriga.
Neste momento, casais conectados à internet estão anos luz à frente dos desconectados. É incalculável o que se poupa de tempo e preocupação quando se sabe achar o que se precisa na web. Buscas rápidas no Google desvendam fenômenos que ocorrem com grávidas e bebês, fornecem tabelas de vitaminas e proteínas que ajudam a evitar anemia (vegetarianas atentas não precisam comer carne!), ensinam como prevenir acidentes domésticos com crianças, ajudam a escolher móveis e indicam sites - muitos sites - onde casais tiram dúvidas, trocam experiências e compram coisas.
Os sites tipo 'comunidade', que misturam conteúdo, interatividade e comércio, parecem todos inspirados (e às vezes copiados) do americano Baby Center. Não é por menos. Assessorado por médicos, o site transmite credibilidade e os serviços são eficientes, como o boletim semanal personalizado''My baby this week. Só peca pelas janelas pop up que se abrem insistentemente durante a navegação, oferecendo produtos caros e entregues apenas nos EUA.
http://www.babycenter.com
Para pais brazucas
A crise econômica da internet deixou meio abandonados os sites brasileiros para futuros pais. Erros de bancos de dados e serviços inacessíveis são comuns. Mesmo assim, alguns se tornam referência. Seguem dicas.
E-família
O E-family Net tem as melhores calculadoras de tempo de gestação e previsão da data do parto, o que é ótimo também para quem pretende fazer coincidir a numerologia do dia do nascimento com a do nome do bebê. O chato é que, a cada nova página carregada, abre-se um pop up enorme, pesado, tornando a navegação cansativa. Mas o conteúdo compensa.
http://www.e-familynet.com
Do ano 2000
O nome envelhecido - Bebê 2000 - e os serviços que não funcionam (mais?) não são o melhor cartão de visita, mas a mulher grávida releva quando começa a receber as simpáticas mensagens semanais sobre a evolução da gestação e do feto. Os textos trazem links para reportagens de interesse para cada fase, tal qual o Baby Center. É um bom companheiro, mas redundante para quem assinar o boletim do site americano.
http://www.bebe2000.com.br
Guia completo
O Guia do Bebê é amplo, interativo e, o que é melhor, aberto a todos, apesar de ser do UOL. Não é à toa. A loja virtual vende tudo que se possa imaginar para bebês e mães, do necessário ao supérfluo. O conteúdo substitui qualquer assinatura de revista especializada: traz lista de nomes com significados e comentários, receitas de papinhas naturais, artigos sobre saúde, nutrição e psicologia da gestante e do bebê, manual de instruções para cuidar de recém-nascidos, grupos de discussão e muito mais.
http://www.guiadobebe.com.br
Móveis que cabem
Abracadabra! Transformar escritório em quarto de neném não é mole. Derruba-se a parede do corredor, projeta-se uma bancada para computadores e periféricos na sala aumentada e obtém-se um quarto vazio de 3m x 3m. Nele devem caber armário, cama, berço e cômoda com trocador. Fica bem mais fácil escolher a mobília vendo fotos e consultando medidas, materiais e preços pela web. A gente até perdoa a musiquinha...
http://www.abracadabra.com.br
De primeira viagem
Nas próximas semanas, a colunista e o ilustrador deste espaço vão desligar os micros para aprender a trocar fraldas, ninar, dar banhinho e muito carinho para a nova habitante do planeta. A InSite ficará nas boas mãos do jornalista Raphael Perret, um navegador atento e crítico, autor dos blogs e colunas linkados na página abaixo.
http://raphaelperret.kit.net/blogs.htm