E-mails e telefones
Shopping JB Online
Home
Tempo Real

Colunistas
Tostão
Reinvenção do futebol

Informe JB
Vai lá ministro Palocci, vai!

Cartas
George W. Bush

Horóscopo

Contos Mínimos
Folhas na água

Gente
Eletromacumba

Charge Online

Marcia Peltier
Bem-vindo

Emir Sader
“São os impostos, estúpido!”

Augusto Nunes
É o momento de mostrar quem manda

Informe Econômico
Walita lança produto para aumentar participação no mercado

Boechat
Exercício de tiro

Gilberto Amaral
Vinho é vida

Estilo Iesa
Tudo azul

Antonia
Ninguém merece

1001 Polegadas
Aprendiz de milionário

Domingo Listas
Dez atos de loucura - versão internacional

Passeio Completo
Salvador, meu amor, Bahia (1)

Renato Lemos
O Waimea subiu ali em frente ao Méridien

Maria Pia In
Segredos do colarinho

Paula Orsini
Meditação e estresse

 


Walita lança produto para aumentar participação no mercado


SILVIA ARAÚJO

Depois do jejum de mais ou menos dois anos sem um grande lançamento no segmento de liquidificadores, a Walita está colocando no mercado um novo produto e espera conquistar, de cara, mais cinco pontos percentuais desse mercado. Trata-se de uma linha de liqüidificadores com a jarra mais resistente. Segundo Ernane Iung, Gerente Geral de Marketing da divisão de eletroportáteis da Philips para a América Latina, a jarra é o diferencial dessa linha. Fabricada com material resistente, é mais espessa do que as outras do mercado, possui a transparência do vidro e fará parte dos novos modelos de liqüidificadores da marca.

Conforme Ernane Iung, o projeto de desenvolvimento da jarra foi iniciado em meados de outubro do ano passado, com tecnologia internacional. Mesmo diante da redução de euforia do consumo, em razão dos aumentos dos juros, a expectativa é de que, em três meses, o novo produto contribua para um aumento de mais cinco pontos percentuais na participação da empresa no mercado de liquidificadores, que atualmente é de 40%. O produto é o carro-chefe da marca.

A Walita é divisão de eletrodomésticos portáteis da Philips do Brasil. Fundada em 1939 e incorporada pela Philips em 1971, a empresa inaugurou sua nova fábrica em Varginha em janeiro de 2000 e é hoje uma das marcas mais lembradas no segmento pelos consumidores.

O que significam esses cinco pontos a mais no mercado?

Considerando que o mercado de liquidificar é da ordem de 4 milhões de peças por ano, esse incremento de participação resultaria em 200 mil peças

Considerando a restrição de consumo que o mercado atravessou, essa projeção não é muito otimista?

Esse mercado tem altos e baixos e também picos de vendas, como dia das mães e Natal. Os lançamentos, como o do liquidificador, certamente vão incrementar as vendas de final de ano e, dessa forma, conseguiremos atingir nossos objetivos.

Muitas empresas brasileiras acabaram se valendo do forte movimento de comércio exterior que o País atravessa para compensar, em parte, a ausência de consumo interno. Como estão as exportações da empresa?

Atualmente estamos exportando cerca de 10% da produção da fábrica de Varginha (MG) de 4 milhões de peças por ano. Essa unidade é responsável pela fabricação de cinco linhas de produtos - ferro elétrico, processador de alimentos, liquidificador, batedeira e espremedor de cítros - e, em breve, fabricará cafeteiras.

Houve alguma alteração nas expectativas de vendas em razão do aumento do juro?

Percebemos uma pequena queda no ânimo do mercado com os recentes aumentos da Selic. O mercado vinha com um otimismo muito grande para o final do ano e esses aumentos acabaram reduzindo essa euforia para o período. Mesmo assim, acredito que as vendas do final do ano sejam boas. O que houve, de fato, foi uma queda nas projeções e não de venda efetiva no mercado efetivo. A nossa estimativa é fechar o ano com um faturamento de 5% a 6% superior ao que registramos no ano passado.

Como a empresa chegará a 2005?

Com os lançamentos que estamos fazendo para o final do ano, chegaremos a 2005 com uma linha nova de produtos que será trabalhada ao longo dos 12 meses do ano. Neste final de ano estamos investindo R$ 2,5 milhões em marketing para divulgar esses produtos.

Por que a empresa decidiu mudar seu slogan para ''Walita. A gente se vira por você''?

A necessidade de rever o slogan se deu a partir da análise de uma pesquisa de mercado sobre o novo papel que a mulher atual quer ter na sociedade. Acompanhar a evolução da mulher e, muitas vezes, até se adiantar aos seus desejos e necessidades, já faz parte da história da empresa. Vale lembrar que, há sessenta anos, a Walita foi a primeira a lançar o liqüidificador no Brasil.


Aumentar letras Versão para imprimir Diminuir letras Enviar matéria

[07/NOV/2004]


   Home > Colunas > Informe Econômico


Tempo Real | Brasil | Economia | Esportes | Rio | Internacional | Colunas
Internet | Caderno B | JB Barra | Domingo | Programa | Musicalidade | Viagem
Acelera | Idéias | Horóscopo | Especiais | Opinião | Editorial | Charge | Cartas