1 - Gostei da nova ferramenta anti-spam do UOL. É possível tê-la sem ser assinante do provedor?
A ferramenta do UOL é exclusiva de seus assinantes, mas é possível obter a mesma tecnologia por caminhos alternativos. Um deles nos remete à Austrália e ao programa (STEVEN). Esse software faz exatamente o mesmo serviço do sistema do Universo Online. Depois de configurá-lo, o software passa a receber os e-mails antes do programa de correio eletrônico do usuário. A cada e-mail recebido o (STEVEN) envia uma mensagem ao remetente pedindo que autentique a mensagem recém-enviada. Apenas com essa confirmação as mensagens são liberadas para leitura no programa de e-mail. Com o uso constante, o software monta uma 'lista negra' de remetentes indesejáveis que são automaticamente barrados. Além disso, o usuário pode ativar uma opção que verifica todos os anexos enviados. Assim, eles podem ser coibidos antes de fazer algum estrago mais sério. Mas o melhor mesmo é que não será necessário gastar um centavinho por tudo isso, pois o software é totalmente gratuito.
www.softwaredevelopment.net.au/pge_steven.htm
2 - Como posso impedir que imagens e textos de um site sejam copiados livremente?
Impedir com total segurança é praticamente impossível, vide a indústria fonográfica que não consegue acabar com a pirataria virtual. No entanto, é possível dificultar bastante a cópia não-autorizada de materiais de uma página web; um dos auxiliares nessa tarefa é o HTML Page Guardian. Ele tem a capacidade de criptografar as páginas de um site utilizando um sistema com três camadas de segurança, impedindo que textos, imagens e o próprio HTML do site sejam surrupiados sem autorização. O software também consegue desabilitar o uso do botão direito do mouse, impedir a seleção dos textos e fazer com que o site não funcione caso ele seja salvo em algum lugar. Para completar o serviço, o HTML Page Guardian também tem uma ferramenta que compacta o tamanho das páginas e imagens para que elas sejam visualizadas rapidamente na tela dos usuários.
www.minihttpserver.net/htmlg
3 - Meu computador está lento demais para rodar os games atuais e estou sem dinheiro para melhorá-lo. O que faço agora? Fico sem jogar?
Para melhorar a performance de um game só mesmo trocando a placa de vídeo ou aumentando a memória RAM. Entretanto, existem alguns aplicativos que conseguem melhorias de performance interferindo nas configurações do Windows. Esse é o caso do GameGain. Com uma interface bastante amigável e simples, basta informar o sistema operacional e o processador do computador para que ele se encarregue do resto. Nenhuma alteração no hardware é feita, apenas ajustes no sistema operacional. É possível também escolher entre dois níveis de aceleração, normal ou mais rápido, mas a última está disponível apenas na versão paga do software :-(
www.pgware.com/products-gamegain.html
4 - É possível proteger um Macintosh para que ninguém o acesse na ausência do dono?
Sim, é possível fazer algo semelhante ao protetor de tela com senha do Windows, mas com o LockOut ele oferece muito mais aos usuários de Mac. Crie uma senha, atribua um atalho para ativar o programa e está feito. Agora, é só clicar na combinação de teclas escolhidas quando desejar ligar a proteção do computador. É possível configurar um alerta de voz para que seja reproduzido quando alguém tentar acessar sua máquina e existe também a possibilidade de ser avisado por e-mail remotamente, caso alguém mexa no computador. Mas o que promete agradar a todos, principalmente aqueles que usam Macintosh no trabalho, é a opção de mensagens. Caso algum amigo queira utilizar seu computador enquanto você não está, ele pode deixar um recado no próprio LockOut dando fim à coleção de post-its que invadem nossas mesas quando retornamos de uma breve saída.
www.modesittsoftware.com