O professor paranaense Carlos Roberto Antunes vai assumir esta semana a cobiçada Secretaria de Ensino Superior do MEC.
Ele presidiu ano passado a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andife).
Novo endereço
Zélia Gattai está deixando a casa onde morou 40 anos com Jorge Amado, em Rio Vermelho, na capital baiana.
O local será transformado num memorial ao escritor.
Com a família, viverá em três apartamentos, no bairro do Horto, em Salvador.
Burocracia perigosa
Não entrará em vigor em fevereiro a portaria que obriga bancos de sangue a aplicarem testes de biologia molecular no material recolhido de doadores.
Aos pacientes, os exames dão 90% mais de segurança na transfusão, evitando a contaminação pelo vírus da Aids e o da hepatite C.
Nas entrelinhas
Em uma dura nota no boletim interno da Marinha, sexta-feira, o comandante da força, almirante Guimarães Carvalho, tratou da reforma da Previdência Social.
Garantiu que serão respeitados pelo governo os direitos adquiridos pelos militares e que haverá uma regra de transição ''cuidadosamente estudada'' para quem não completou o tempo de serviço.
- O resto - concluiu - é notícia plantada na imprensa.
Quem chega
O Ministério da Educação estuda ampliar o número de cadeiras no Conselho Nacional de Educação - hoje são 24.
A UNE está entre as instituições que devem ganhar assento no órgão
A razão
Foi uma baita infecção na garganta que forçou a internação no Pró-Cardíaco, por uma noite, quinta-feira passada, do presidente da Petrobrás, José Eduardo Dutra.
A opção por uma clínica cardiológica sem qualquer relação com o diagnóstico foi excesso de zelo dos médicos da estatal.
Dutra, recuperado, já está com a voz no tom para a reunião do Conselho de Administração da empresa, dia 31, quando será escolhida a nova diretoria.
Toga feminina
Em 30 dias, entre março e abril, Lula nomeará três novos membros para o STF.
Ex-procuradora-geral de Minas Gerais, Carmem Lúcia Rocha está cotadíssima para uma das vagas.
Na administração Itamar Franco, ela foi voz ativa contra a privatização de Furnas.
A colheita
A nova previsão para a safra agrícola 2002/2003, a ser divulgada dia 18 de fevereiro, confirmará o volume de 106 milhões de toneladas.
Mas a metade será de soja.
Daí, a ameaça de que o Brasil poderá ter de importar grãos para o programa de combate à fome, de Lula.
Mais agilidade
O governo anuncia esta semana mudanças na Camex e na Apex, dois órgãos públicos encarregados de promover as exportações.
Som na rua
O Miami Convention Bureau, maior promotor de eventos naquela cidade, terá um trio elétrico na próxima Parada do Orgulho Gay no Rio, marcada para o dia 29 de junho.
Quer divulgar a agenda de festas destinadas àquele público na Flórida.
Os organizadores do desfile na Avenida Atlântica esperam reunir até cem mil participantes.
Silva da música
O tenor catarinense Luiz Alves da Silva arrecada instrumentos usados na Suíça, onde mora, os reforma e os entrega a meninos carentes em Videira, onde nasceu. Com 200 doações, já criou três bandas no município. Silva planeja fazer o mesmo por outras cidades brasileiras. Ele agora está em Curitiba, participando de uma oficina de música.
Chegou com mais 11 instrumentos na bagagem.
Coordenado pelo bispo da Diocese de Crato, Fernando Panico, surgiu no Ceará um movimento pela reabilitação do padre Cícero.
A idéia é atrelar a imagem do religioso à vida sociocultural do Cariri.
E, por tabela, dissociar seu nome como responsável pelo atraso no desenvolvimento do povo do sertão nordestino.De volta
O advogado Fernando Lira vai presidir a Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, vinculada ao MEC.
Ex-ministro da Justiça no governo Sarney, quando teve Cristovam Buarque como chefe de gabinete, seu maior desafio será manter a instituição à frente dos estudos para atenuar os problemas sociais nas regiões Norte e Nordeste.Cheia de mimos
Isabelita dos Patins está sorrindo à toa.
Acaba de ganhar de presente da amiga Leda Nagle um porta-jóias de três andares com mais de 200 pares de brinco, muitos colares e pulseiras.
- Isso é o sonho de toda drag-queen - exclama.
Diante de tantos acessórios, confessa:
- Irei ao supermercado o ano inteiro sem repetir uma só peça - afirma, humilde e feliz.
O governo do DF tem até o dia 1º para relatar à Unesco o que fez para evitar a destruição de marcos históricos da cidade. Com base no dossiê, o organismo decidirá se mantém - ou não - o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, que Brasília ostenta.
O médico José de Gervais, chefe da 11ª Enfermaria da Santa Casa, fará na quarta e na quinta-feira um mutirão de cirurgia plástica reconstrutiva em Fortaleza, atendendo gratuitamente pacientes carentes.
A psicóloga Luciana Boschi lança dia 6, às 19h, na Dom Graphein, Centro, seu livro A personalidade através da escrita, da Editora E-Papers.
O guitarrista Nelson Faria dá show na quarta, às 20h30, na Sala Baden Powell, em Copacabana.
Vic Militello inicia sábado oficina de teatro na Casa da Gávea.