Klez ainda provoca estragos na internet

Bruno Lopes

Descoberto em abril deste ano, o vírus de computador Klez.H continua a atormentar internautas que usam Windows e já se tornou o vírus mais ativo de todos os tempos. A empresa britânica Message Labs, que desenvolve um antivírus para servidores de e-mail, divulgou, na semana passada, estatísticas que ajudam a ilustrar o tamanho do estrago feito pelo vírus.

Desde abril, foram interceptadas, 1,6 milhão de mensagens carregando o Klez.H, e outras 580 mil com a variante Klez.E, de acordo com a Message Labs. O Sircam, que até agora tinha sido o vírus mais potente, foi encontrado em 790 mil mensagens desde o ano passado. A cada dia, 17 mil cópias do Klez são filtradas pela empresa.

Nos computadores, o Klez funciona como o vírus da gripe: tem transmissão eficiente e deixa as defesas enfraquecidas. Ao se instalar em um PC, uma de suas primeiras ações é desativar o antivírus e o firewall, deixando o sistema vulnerável a hackers e a outros vírus. Tal vulnerabilidade se torna ainda mais grave se for levado em conta que muitas pessoas sequer percebem que seus computadores foram atacados pelo Klez . ''A matriz da minha empresa me avisou que eu havia enviado um e-mail contaminado. Quando conferi, meu antivírus já tinha sumido'', conta o consultor de recursos humanos Lino Carlos Vieira.

O Klez costuma se espalhar através de arquivos anexos a mensagens de correio eletrônico. Ele ainda forja os cabeçalhos, para fazer parecer que a mensagem partiu de um computador diferente de sua verdadeira origem, deixando usuários ainda mais confusos. ''Recomendamos que as definições de vírus sejam atualizadas uma ou duas vezes por semana e que as atualizações críticas sejam instaladas no Windows'', propõe Luís Costa, analista da Symantec, empresa que distribui o Norton Antivírus.

O Klez.H ainda se aproveita de uma vulnerabilidade dos programas de correio Outlook e Outlook Express. A Microsoft liberou em março de 2001 uma atualização que corrige o problema, mas milhares de usuários não sabem sequer que existe um defeito no seu programa, quanto mais uma correção. Se ela não for instalada, o vírus ataca o computador quando a mensagem é visualizada no Outlook.

Para evitar o Klez, deve-se manter o antivírus atualizado, usar regularmente o Windows Update e ter cuidado com arquivos anexos a mensagens de e-mail. Ferramentas de remoção, que podem ser baixadas do site de empresas de antivírus, são a melhor maneira de retirar a praga de computadores atacados.

[13/AGO/2002]

   Home > internet > virus
Primeira Página