Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Taça da Copa do Mundo é fabricada na Itália

Desde os anos 70, empresa de Milão esculpe e entalha a peça

Agência ANSAAutor

 A taça da Copa do Mundo que será levantada por Lionel Messi ou Philipp Lahm neste domingo (13), no Maracanã, é "Made in Italy". 

 Desde a década de 70, o objeto tão almejado pelas seleções do mundo todo é esculpido e talhado pela empresa italiana GDE Bertoni, que tem sede na cidade de Paderno Dugnano, na província de Milão. 

 A empresa, líder na produção de taças, medalhas e troféus, opera desde o início do século passado, quando foi fundada por Emilio Bertoni. Hoje, a fábrica é gerenciada por sua bisneta, Valentina Losa. "Mais do que uma taça, é uma obra de arte de fabricação muito complexa. Para fazê-la, são necessários dois meses apenas para a fusão do metal", disse o diretor artístico Silvio Gazzaniga. 

 "O troféu original representa dois atletas estilizados que, levantando os braços ao céu em sinal de triunfo, seguram o mundo", explicou. Existe apenas uma taça original da Copa do Mundo, que é propriedade da Fifa. A peça viaja de um país a outro a cada quatro anos, mas nos intervalos permanece na sede da entidade futebolística, em Zurique. Desde 1974, cada seleção vencedora da Copa do Mundo recebeu uma cópia idêntica à original. 

Tags: copa do mundo, final, gde bertoni, itália, seleção, taça

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.