Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Multada, Argentina blinda estrelas e põe Fifa em saia-justa

Portal TerraAnderson Regio e Dassler Marques

José Basanta não deve ser titular na final da Copa do Mundo, mas foi o escolhido pela Argentina para falar na véspera do confronto com a Alemanha. Enquanto os repórteres presentes à entrevista queriam apenas perguntar ao treinador Alejandro Sabella, o oficial da Fifa responsável pela dinâmica do evento acabou em saia-justa.

Para que Basanta não ficasse à margem da entrevista coletiva, o diretor exigiu que a primeira série de perguntas fosse direcionada para o zagueiro. Ao longo de toda a preparação da Argentina para a Copa do Mundo, essa foi a terceira vez que José Basanta foi escolhido pela Associação de Futebol Argentino e por Alejandro Sabella para atender os jornalistas. As estrelas, por sua vez, têm blindagem.

Jogadores mais badalados da Argentina, e portanto aqueles que geram mais interesse nos fãs, Lionel Messi, Kun Agüero, Angel Di María e Gonzalo Higuaín só falaram uma vez ao público. Neste sábado, no Maracanã, novamente receberam proteção por parte de Sabella. Segundo a própria AFA, cabe ao treinador escolher quem irá falar em entrevistas. E o eleito outra vez foi Basanta, com 100 minutos de jogo na Copa.

As entrevistas coletivas já geraram polêmica entre AFA e Fifa. Nesta semana, a organizadora da Copa do Mundo anunciou multa de 300 mil francos suíços (cerca de R$ 750 mil) porque os argentinos descumpriram o protocolo de sempre levar um jogador para a entrevista de véspera. A Alemanha, por exemplo, escolheu Bastian Schweinsteiger para falar na véspera da decisão.

Questionado pelo Terra, o oficial da Fifa disse que foi feito apelo junto à AFA para que um jogador importante fosse escolhido para a entrevista. Admitiu, porém, que essa é uma escolha que cabe apenas aos argentinos e reconheceu a situação embaraçosa diante da presença de um jogador reserva.

Tags: basanta, copa do mundo, Fifa, final, futebol

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.