Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Dezembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Santista e fã de Pelé comanda Maracanã na Copa

Portal Terra

Neymar e Pelé não vão estar na final, mas vai ser um santista de coração que vai dar a ordem ao árbitro italiano Nicola Rizzoli para começar a final da Copa do Mundo dez segundos antes. O ex-jogador ganês, nascido na Alemanha, Anthony Daffoe, é o coordenador da Fifa no estádio do Maracanã.

“Todos os jogos aqui são especiais. Ouvi muitas histórias, sou um grande fã do Pelé, digo que torço pelo Santos porque Pelé jogou lá e sempre quis jogar de branco, ainda mais considerando minha cor”, brincou.

Se para o público a final começa quando os times entram em campo, para a organização começa sete horas antes. Depois há controle de abertura dos portões ao público, chegada de árbitros e dos times, horário de entrada dos times no campo para aquecimento. “As pessoas só veem o resultado final, mas cada jogo é tudo ensaiado, as crianças que entram em campo são distintas em cada jogo. Sete horas antes do pontapé inicial já estamos no estádio e só se vê quando o coordenador levanta a mão quando faltam dez segundos para o jogo começar”, lembra.

E tudo é cronometrado. Duas horas antes do jogo reunião com árbitros e delegados dos times para resolver qualquer problema em relação aos uniformes da partida. 50 minutos antes do jogo os times entram em campo para aquecer. 20 minutos antes do jogo saem de campo para trocar de roupa, dez minutos antes voltam para os hinos. “Temos que medir até o tempo que os jogadores levam para percorrer o corredor do vestiário até o campo”, disse Daffoe.

Para o ganês, o jogo vai ter um gosto especial. “Toda a comissão técnica é da minha geração. É como fazer parte do jogo sem entrar em campo”, comentou. “Além do mais vai ser especial poder conduzir Philipp Lahm e Lionel Messi até o palco da final da Copa”.

Tags: 2014, brasil, final, Maraca, Mundial

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.