Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Zico relata "aula" da Alemanha e afirma: CBF está acomodada

Portal Terra

Para o jogador Zico, que conversou com a imprensa durante a final do campeonato Copa Social, na Marina da Glória, no Rio, o que se viu em campo na última segunda-feira, em Belo Horizonte, foi uma aula de futebol que a Alemanha deu ao Brasil. O ex-jogador afirmou que a goleada por 7 a 1 aplicada pelos germânicos passa muito pelo situação atual do futebol nacional. 

“Assisti à grande aula que o futebol alemão deu ao futebol brasileiro. Temos que admirar isso. É fácil falar em apagão, mas isso só aconteceu porque a seleção alemã jogou muito bem, o que eu não vi ninguém reconhecer”, disse.

Para ele, frente a tal atuação, seria melhor ter saído da disputa no jogo contra o Chile. Zico acredita que o momento é de reflexão e é preciso ser humildade e aceitar que não basta apenas o peso da camisa para ganhar. Para o jogador, a Alemanha mostrou a importância do treinamento e da formação de jogadores desde a base, o que tem faltado ao futebol nacional. “O que faz ganhar é treinamento, não superstição”.

O ex-jogador também culpou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pela atual situação do futebol nacional, que tem boa parte de seus talentos jogando fora do país. Ele lembrou a importância de ter uma base e de manter os estádios cheios, com campeonatos de qualidade.

“Os clubes estão enfraquecidos, não conseguem manter os jovens, e a CBF não ajuda. A CBF se acomoda demais tratando só da seleção, da seleção de base e não se preocupa com o futebol praticado aqui”, afirmou.

No próximo domingo, Zico pretende torcer para a Alemanha. “Eles jogam bem e jogam com a camisa do Flamengo. A única vez na vida que torci contra o Flamengo foi no jogo de segunda", brincou. No entanto, o brasileiro prevê um jogo difícil devido ao fator Messi. “A Alemanha tem a seleção mais bem preparada de todo o campeonato, mas a Argentina tem um talento individual, que é o Messi, capaz de decidir partidas sozinho”.

Tags: alemã, cbf, Copa, Mundo, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.