Jornal do Brasil

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Esportes - JB na Copa

Adversários do Brasil, colombianos não disputavam Copa desde 1998

Agência Brasil

A Colômbia, que decide hoje com o Brasil uma vaga para as semifinais da Copa, disputou seu último Mundial em 1998, na França, participação que encerrou o ciclo de uma notável geração de jogadores daquele país. A Colômbia nunca havia passado da primeira fase até a Copa no Brasil. Com Bélgica e Costa Rica, ela é uma das oito seleções que disputam as quartas de final no Brasil e que não estiveram presentes na Copa da África do Sul, em 2010.

A seleção colombiana, com a chamada “geração de ouro”, liderada por Freddy Rincón, Faustino Asprilla e Carlos Valderrama, chegou a ser apontada como favorita na Copa de 1994, disputada nos Estados Unidos, mas fracassou na fase de grupos e foi eliminada no jogo com os anfitriões, no qual perdeu por 2 a 1. Na disputa, o zagueiro Andrés Escobar marcou um gol contra e foi assassinado no retorno ao país, tragédia que completou 20 anos no último dia 2.

Dos participantes da Copa da África do Sul, em 2010, que se classificaram para disputar agora as quartas de final no Brasil, somente a Holanda chegou às finais, perdendo o título para a Espanha por 1 a 0, na prorrogação. O Brasil foi eliminado pelos holandeses nas quartas de final por 2 a 1. A Alemanha perdeu nas semifinais e ganhou do Uruguai na disputa do terceiro lugar. Já a Argentina perdeu para Alemanha nas quartas de final por 4 a 0 e a França foi eliminada na primeira fase da Copa.

Dos três países que não jogaram em 2010, a Colômbia é a que estava há mais tempo fora da Copa, tendo ficado, em 1998, em 21º lugar. A Bélgica disputou o Mundial pela última vez em 2002, terminando em 14º lugar, enquanto a Costa Rica foi penúltima colocada na Copa de 2006. As campanhas de Colômbia e Costa Rica, em 2014, já são a melhor campanha de cada seleção na história das Copas.

A Colômbia havia disputado 13 jogos em quatro copas e conseguido apenas 11 pontos, com três vitórias, dois empates e oito derrotas, marcando 14 e sofrendo 23 gols, e nunca havia passado para as quartas de final. Agora em 2014, em quatro jogos, a Colômbia ganhou 12 pontos, com quatro vitórias, chegando às quartas de final. Seu ataque marcou agora 11 gols e sua defesa sofreu apenas dois.

A Costa Rica, por sua vez, disputou três copas antes de chegar ao Brasil. Em dez jogos ganhou três empatou um e perdeu seis. Fez 12 gols e sofreu 21, somando 10 pontos. A melhor campanha tinha sido a de 1990 quando disputou quatro jogos, obtendo duas vitórias e sofrendo duas derrotas, chegando às oitavas de final. Agora em 2014, chega pela primeira vez às quartas com duas vitórias e dois empates.

Tags: brasil, Copa, jogo, quartas, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.