Jornal do Brasil

Sábado, 30 de Agosto de 2014

Esportes - JB na Copa

NYT: Porque você deveria torcer para a Nigéria (ou Brasil, ou México ou Gana)

Em artigo, economista expõe cálculo que apontou qual vitória traria mais felicidade

Jornal do Brasil

O jornal norte-americano New York Times publicou um artigo de um economista que aponta para qual seleção os norte-americanos devem torcer. O autor defende torcer pelo resultado que produzirá o maior aumento na felicidade, então inventou um cálculo simples, baseando-se na paixão de cada país pelo futebol multiplicada pelo nível médio de pobreza e pela população.

Quanto mais os fãs forem apaixonados, mais felizes eles ficarão com a vitória. O texto explica que o nível de pobreza foi um fator porque felicidade e riqueza estão relacionadas. Já quanto à população, se o Uruguai ganhasse, por exemplo, seriam 3.3 milhões de pessoas celebrando - se a Argentina ganhasse, seriam 42.7 milhões felizes. O primeiro desafio, diz o economista, foi medir a paixão de um país pelo futebol - ele teve que acessar o Google Trends e comparar o interesse com os outros esportes, baseado nas buscas. 

No topo da lista ficou a Nigéria, bem a frente dos outros. Em seguida, Brasil, México e Gana. Em último lugar ficou a Austrália e em penúltimo os Estados Unidos.  

Tags: Copa, jogos, países, resultado, Torcida

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.