Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Fifa suspende Suárez por nove jogos e tira atacante da Copa

Portal Terra

Depois de uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, a Fifa suspendeu o atacante uruguaio Luis Suárez por nove jogos após a mordida dada por ele no zagueiro Giorgio Chiellini, da Itália, na última partida das duas seleções no Grupo D da Copa do Mundo, realizada na última terça-feira. Desta forma, Suárez está fora do torneio.

A entidade máxima do futebol havia iniciado as investigações sobre o caso no mesmo dia do jogo, confirmando que estava coletando evidências na madrugada desta quarta-feira e que utilizaria relatórios dos juízes, declarações das partes e testemunhas, provas materiais, áudio ou gravações de vídeo para avaliar lance polêmico.

A decisão foi anunciada pela porta-voz da Fifa, Delia Fischer, em comunicado lido no briefing da entidade com a imprensa. Segundo o texto, Suárez, "está proibido de participar de qualquer atividade do futebol" pelos próximos quatro meses - o veto inclui até mesmo a entrada em qualquer estádio no qual a seleção uruguaia esteja jogando até lá. Suárez também não poderá atuar por clubes, seja pelo Liverpool ou por qualquer outros pelo qual venha atuar caso se transfira.

Suárez dá mordida em Chiellini
Suárez dá mordida em Chiellini

A decisão já foi comunicada ao jogador e à Associação Uruguaia de Futebol (AUF). A decisão do comitê disciplinar da Fifa está sujeita a apelação dos uruguaios. A entidade nacional deverá ainda pagar uma multa de 100 mil francos suíços pela mordida do jogador.

O atleta foi enquadrado nos artigos  48, que trata de conduta indevida contra adversários ou outros envolvidos na partida, e 57, que avalia comportamento ofensivo e fair play, do Código Disciplinar da Fifa.

Confira na íntegra o comunicado divulgado pela Fifa:

”O Comitê Disciplinar da Fifa tomou hoje (26) uma decisão relativa ao caso do jogador uruguaio Luis Suárez diante do incidente ocorrido durante a partida da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 no dia 24 de junho, entre Itália e Uruguai.”

“O Comitê Disciplinar da Fifa decidiu o seguinte:”

” – Considera-se culpado o jogador Luis Suárez de ter violado o artigo 48 do Código Disciplinar da Fifa (CDF) ao agredir o outro jogador, e o artigo 57 do CDF por haver cometido uma ofensa à esportividade contra outro jogador.”

“ – Suspende-se o jogador Luis Suárez por nove partidas oficiais. A primeira partida à qual se aplicará a sanção será no próximo encontro da Copa do Mundo da Fifa entre Colômbia e Uruguai, que será disputado no dia 28 de junho. Em virtude do artigo 38 do CDF, o restante da sanção será aplicada nas partidas seguintes do Uruguai no Mundial, caso esta seleção siga avançando no torneio, ou nas partidas seguintes da seleção uruguaia.”

“ – De acordo com o artigo 22 do CDF, durante quatro meses, proíbe-se Luis Suárez de exercer qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol (administrativa, esportiva ou de outra classe).”

” – De acordo com o artigo 21 do CDF, proíbe-se Luis Suárez de entrar nos recintos de todos os estádios durante o período de duração da proibição (ver ponto 3). O jogador tampouco poderá entrar nos recintos do estádio em que a seleção uruguaia disputar um encontro enquanto estiver cumprindo as nove partidas de suspensão (ver ponto 2).”

“ – Além disso, impõe-se uma multa de CHF 100 mil.”

”A decisão já foi comunicada hoje ao jogador e à Associação Uruguaia de Futebol.”

Tags: Copa, mordida, punição, suspensão, uruguai

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.