Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Federação garante Paulo Bento e cita condições ruins para europeus

Portal Terra

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, falou após a vitória por 2 a 1 sobre Gana, nesta quinta-feira, em Brasília, que selou a eliminação da seleção lusitana da Copa do Mundo na primeira fase. O tom foi de lamentação pela saída precoce, mas o dirigente bancou o técnico Paulo Bento na preparação para a Eurocopa de 2016 e ainda citou que as "condições" da competição no Brasil não favorecem as equipes europeias.

"Hoje o Brasil acabou para nós, mas da mesma forma como dissemos há dois anos (após a Euro 2012), vamos preparar de uma forma melhor, com esta equipe técnica", frisou Gomes. "Estou aqui para dar a cara pelo grupo, no momento mais negativo das nossas prestações competitivas. Falhamos o objetivo, criamos expectativa de fazer um bom Mundial e infelizmente não conseguimos. Temos que assumir desde já, sem qualquer problema em dizer isso".

Apesar de admitir o fracasso português no Grupo G, que teve Alemanha e Estados Unidos como classificados, o presidente chamou a atenção para o desempenho abaixo da média das seleções europeias no geral e pediu uma análise mais ampla. Ele não foi específico, mas indicou que as "condições" do Brasil não favorecem os times do continente – até o momento, seis dos 13 europeus foram eliminados, e o número pode subir para sete caso a Rússia não avance no Grupo H.

"Portugal vai fazer sua análise em função do que aconteceu, mas é preciso não esquecer que, das quatro semifinalistas da Euro 2012 (Espanha, Itália, Portugal e Alemanha), três já não estão aqui. Hoje, seis das 13 seleções da Europa já estão fora da competição. Temos que fazer uma analise mais aprofundada para chegar a conclusões, levando em conta um campeonato no Brasil, nessas condições como estão aqui. Eventualmente faremos uma análise mais objetiva", declarou.

Apesar da declaração, Gomes também agradeceu o "enorme apoio" recebido pela seleção portuguesa no Brasil – o time de Cristiano Ronaldo e companhia foi um dos mais abraçados pela torcida local em suas três partidas. Portugal encerrou a Copa com quatro pontos ganhos, ficando de fora por ter um saldo de gols inferior ao dos Estados Unidos (-3 contra 0).

Tags: Copa, eliminações, lusos, Mundo, seleções

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.