Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Esportes - JB na Copa

EUA x Alemanha decidem vaga sob sombra de jogo combinado

Portal Terra

Estados Unidos e Alemanha fizeram campanha parecida no Grupo G da Copa do Mundo, com quatro pontos construídos por conta de uma vitória e um empate. O saldo de gols germânico, entretanto, é superior, o que confere à equipe europeia a liderança da chave. Para carimbar presença nas oitavas de final, tudo o que é necessário é um ponto, ou seja, o empate é suficiente para ambos na partida que ocorre nesta quinta-feira, às 13h, na Arena Pernambuco.

A situação resgata um dos momentos mais controversos da história das Copas do Mundo, que, curiosamente, envolve justamente a Alemanha. Na Copa do Mundo de 1982, a equipe alemã ocidental precisava vencer a Áustria para avançar à fase seguinte. Para os austríacos, uma derrota por 1 a 0 não seria problema por conta de seu bom saldo de gols. E foi o que aconteceu.

A Alemanha Ocidental abriu o placar logo aos 10min com Horst Hrubesch e, após isso, as duas equipes fizeram muito pouco para alterar o marcador. A torcida presente ao estádio El Molinón, em Gijon, vaiou bastante os jogadores europeus, que foram beneficiados por já saber do resultado de Argélia 3 x 2 Chile, ocorrido um dia antes.

Os argelinos reclamaram, mas nada foi mudado, já que não foi possível provar que o resultado fora combinado. A Áustria acabou eliminada na segunda fase, enquanto a Alemanha Ocidental foi até a final para ser derrotada pela Itália de Paolo Rossi. O resultado da partida, que ganhou o apelido de Jogo da Vergonha, foi a necessidade de que os dois confrontos de uma mesma chave na última rodada precisem ocorrer ao mesmo tempo, o que existe até hoje.

O quanto que a triste história pesa sobre os ombros alemães? Para o técnico Joachim Low, muito pouco. "Hoje em dia não significa mais nada para essa seleção, porque a maioria dos jogadores nem tinha nascido naquela época. Se fossem abordados, acho que nem teriam uma opinião formada, porque nem viram esse jogo. O que aconteceu na época é difícil hoje de entender e saber. Nós pelo menos não sabemos", disse o treinador.

"Não é um tema para mim ou para o Jurgen (Klinsmann, técnico dos Estados Unidos). Nosso objetivo é entrar para ganhar, e não tentar o empate. Quando tentamos jogar pelo empate, não funciona, é impossível. Vamos entrar para ganhar o jogo", avisou Low.

A opinião do treinador da Alemanha é compartilhada por Klinsmann. "Não jogaremos para empatar. Não está em nosso DNA e também não está no DNA do lado alemão. São duas seleções que vão jogar para ganhar, ambas querem vencer", afirmou o comandante da seleção da Concacaf.

O discurso é o mesmo entre jogadores de Alemanha e Estados Unidos, que prometem entrar na luta pela vitória. "Nós jogamos noventa minutos para marcar gols, nosso propósito é fazer o máximo, vencer. É o que vamos fazer contra os Estados Unidos", declarou o meia Mesut Ozil. "Não é da nossa natureza, entramos sempre para vencer. É isso que é uma Copa do Mundo, queremos vencer sempre", disse o meio-campista Kyle Beckerman

As outras equipes interessadas na questão são Portugal e Gana, cada um com um ponto e que se encontram em Brasília. Para avançar, ambas as equipes precisam vencer a partida, torcer contra um empate no Recife e marcar muitos gols para reverter o saldo negativo. Do próprio lado português, entretanto, a crença em que um empate combinado possa ocorrer é baixa.

"Acho que nós somos todos profissionais do futebol, a gente não deveria entrar por isso. Temos que respeitar essa magia que é o futebol, e nem sequer passa pela cabeça da gente que isso possa acontecer", disse o zagueiro Pepe.

FICHA TÉCNICA

Estados Unidos x Alemanha

Estados Unidos: Howard; Johnson, Besler, Cameron e Beasley; Beckerman, Bedoya, Jones, Bradley e Zusi; Dempsey. 

Técnico: Jurgen Klinsmann

Alemanha: Neuer; Boateng, Hummels, Mertesacker e Höwedes; Lahm, Khedira, Kroos, Götze (Klose) e Özil; Müller.

Técnico: Joachim Low

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)

Data: 26/06/2014

Horário: 13h (horário de Brasília)

Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)

Auxiliares: Abduxamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (UZB)

SERVIÇO

A Fifa recomenda aos torcedores que cheguem cedo ao estádio localizado em São Lourenço da Mata, a cerca de 20 km do Recife. Para isso, algum planejamento será necessário. Metrô com integração com ônibus, três estacionamentos periféricos para deixar o carro e seguir no transporte coletivo, táxi ou van, que terão de ficar distantes do estádio, e o Bus Rapid Transit são as principais alternativas. Ainda existe um local próprio para deixar bicicletas nas proximidades da Arena. Veja como fazer para chegar ao estádio.

TEMPO

Vai à Arena Pernambuco? Leve uma capa de chuva. Segundo o Climatempo, pode chover a qualquer hora durante a quinta-feira. A temperatura deve ficar entre 29°C e 23°C. Saiba mais sobre o tempo no Recife aqui.

TRÂNSITO

A recomendação sempre é usar o transporte público, mas caso você torcedor resolva ir de carro, acompanhe aqui as informações do trânsito no Recife. 

Tags: alemanha. técnicos, Copa, decisão, EUA, vaga

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.