Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Seleção inicia adaptação a horário incomum e polêmico

Portal Terra

Escalada para fazer o jogo das 13h (de Brasília) nas oitavas de final contra o Chile, a Seleção inicia nesta quarta-feira uma adaptação ao horário incomum em partidas no País. As principais competições brasileiras não utilizam o horário do almoço, frequente em partidas disputadas na Europa.

Toda rodada do Espanhol, Italiano e Inglês têm pelo menos uma partida disputada perto das 13h. Com 12 jogadores da Seleção atuando nestes países, atuar na hora do almoço não será novidade. “Lá na Inglaterra estamos acostumados a jogar neste horário. É só ter uma refeição mais cedo”, disse Ramires, que atua no Chelsea há quatro anos.

Pensando na adaptação, a Seleção Brasileira treinará no mesmo horário da partida nesta quarta-feira. As atividades de quinta e sexta também serão realizadas em período aproximado da entrada em campo no sábado.

A adaptação incluirá uma primeira refeição reforçada mais cedo, às 11h, e outra depois da atividade. O Brasil jogou até o momento duas partidas às 17h e uma às 16h. Se passar de fase e chegar até a final, não jogará mais na hora do almoço.

O horário de 13h (de Brasília) tem sido motivo polêmica na Copa do Mundo por causa do calor. Os italianos, por exemplo, atuaram em Natal diante do Uruguai na hora do almoço e ficaram irritados. Já o técnico da Alemanha, Joachim Low, relacionou a queda em série de europeus e o sucesso sul-americano no torneio às partidas disputadas no calor.

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol do Brasil chegou a acionar a Justiça na tentativa de cancelar os jogos às 13h por prejuízo à saúde. Antes da divulgação da tabela houve resistência de seleções, mas o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ironizou: "a vida é assim". Depois, a Fifa teve que acatar uma decisão para paradas técnicas com temperaturas acima de 32°C.

A previsão do tempo para Belo Horizonte, palco das oitavas de final, indica para a tarde de sábado máxima de 27° C e Sol. Os treinos às 13h (de Brasília) em Teresópolis devem ocorrer com temperatura próxima aos 20° C.

Tags: brasil, Brasília, chile, copa do mundo, jogo, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.