Jornal do Brasil

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Esportes - JB na Copa

Com três de Shaqiri, Suíça bate Honduras e pega Argentina

Portal Terra

A estrela de Shaqiri finalmente brilhou na Copa do Mundo. Principal jogador ofensivo da Suíça, o meio-campista, que passou em branco tanto em gols quanto em assistências nos dois primeiros jogos, viveu partida brilhante na Arena Amazônia (AM) nesta quarta-feira: com três gols, deu a vitória por 3 a 0 aos europeus sobre a frágil Honduras na terceira rodada da primeira fase. O resultado classifica os suíços no Grupo E para enfrentar a Argentina nas oitavas.

Atleta do Bayern de Munique, Shaqiri foi revelado pelo Basel (SUI) e esteve sempre entre as listas das principais revelações do futebol mundial nos últimos anos. Grande esperança suíça para o Mundial, o meio-campista esteve apagado nos dois primeiros duelos, mas finalmente brilhou em momento decisivo, com três gols que classificaram a seleção europeia – o jogador foi muito aplaudido ao ser substituído no fim do segundo tempo.

Com seis pontos, a Suíça garantiu a segunda colocação do Grupo E – ficou atrás da França, que com empate por 1 a 1 no Maracanã com Equador confirmou o primeiro lugar. Honduras, por sua vez, se despede da Copa do Mundo sem nenhum ponto e com apenas um gol em três jogos, contra três sofridos.

Agora, a Suíça já se prepara para uma difícil oitavas de final. A seleção europeia enfrenta em São Paulo, na Arena Corinthians, a poderosa Argentina, que vê o craque Lionel Messi melhorar a cada jogo. A partida está marcada para acontecer na próxima terça-feira, às 13h (de Brasília).

Com a necessidade da vitória por uma boa margem de gols para garantir a classificação, a Suíça instaurou uma pressão desde o começo. Logo no primeiro minuto, Drmic cruzou para Shaqiri, que chutou à queima-roupa para defesa com os pés do goleiro de Honduras. O gol não demorou a sair: aos 5min, o mesmo Shaqiri cortou da direita para o meio e, de fora da área, acertou chute espetacular para marcar um golaço.

Após inaugurar o placar, os suíços se preservaram e viram os hondurenhos gostarem da partida. Com pouca técnica, o time da América Central pouco criava e ainda viu os suíços aumentarem o marcador: em contra-ataque aos 30min, Shaqiri foi lançado sem marcação e tocou com categoria na saída do arqueiro adversário para fazer seu segundo na partida.

Ao contrário dos primeiros 45 minutos, Honduras voltou assustando no segundo tempo e teve as duas primeiras chances nos minutos iniciais. Na mais perigosa, aos 6min Bengston driblou o goleiro suíço e tocou para o gol, mas viu o defensor suíço Rodríguez impedir em cima da linha.  

Com o passar do tempo, o duelo retomou o ritmo normal e a Suíça voltou a assustar a defesa hondurenha. O terceiro gol de Shaqiri na partida veio aos 24min, quando Drmic invadiu a área e tocou para o meio-campista concluir rasteiro. Mesmo com a derrota consumada, os hondurenhos ainda tentaram fazer um gol de honra. As chances mais perigosas surgiram em lances sequenciais aos 34min e aos 35min, mas pararam em boas defesas de Benaglio. 

Tags: Copa, fase, grupos, Mundo, seleções

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.