Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Esportes - JB na Copa

Policiamento coíbe cambistas e evita briga na Fonte Nova

Portal Terra

A Polícia Civil agiu contra os cambistas no entorno da Arena Fonte Nova nesta sexta-feira (20), antes da partida entre Suíça e França. Mais uma vez, bilhetes foram apreendidos e pessoas foram detidas, mas o que se viu foi um trabalho maior para que os cambistas não pudessem revender seus ingressos por preços abusivos.

Foram apreendidos 38 bilhetes e um grupo de 15 pessoas - a maioria estrangeiros, que tentava vendê-los por preços acima dos estipulados pela Fifa no entorno do estádio, foi detido pelos policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).

Seis alemães, três americanos, dois franceses, dois suíços e dois brasileiros faziam parte do grupo que foi conduzido à delegacia pelo delito. Todos acabaram liberados. Ao todo, a polícia soteropolitana apreendeu 88 ingressos e deteve 43 pessoas nas três partidas oficiais realizadas na capital baiana.

Os preços praticados pelos cambistas, que precisaram ser mais discretos devido ao forte policiamento na região, variavam de 100 a 500 reais.

Apesar das detenções, um policial que preferiu não se identificar declarou que a PM não tem como objetivo prender as pessoas que estão repassando seu próprio ingresso para terceiros, prática vetada pelas regras da Fifa, uma vez que os ingressos são personalizados. Segundo a entidade, aqueles que não quiserem mais ir para uma partida devem vender seus ingressos novamente à Fifa pelo mesmo valor adquirido.

"Se você chegar aqui com o seu ingresso e quiser vender, não iremos fazer nada. Só fazemos alguma coisa se o pessoal da Fifa nos chamar e se for um alto número de ingressos, o que caracteriza cambismo", disse.

Princípio de briga no estádio

Na metade do segundo tempo do jogo entre Suíça e França, a Polícia Militar também precisou intervir para acalmar os ânimos dentro do estádio. No setor Norte, torcedores brasileiros e suíços, não identificados, protagonizaram um princípio de confusão.

Um suíço, indignado pela atuação da equipe, gritava alto, o que provocou a irritação de um brasileiro, que atirou um copo de cerveja na direção do torcedor helvético, molhando todos à sua volta. O europeu tentou tirar satisfações, mas a briga foi apartada pelos seguranças do estádio. A confusão só acabou nos minutos finais da partida, quando o brasileiro foi retirado da Fonte Nova por policiais.

Tags: cambista, copa do mundo, ingressos, policiais, Salvador

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.