Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Esportes - JB na Copa

Colombianos aproveitam véspera do jogo para conhecer Brasília

Agência Brasil

Na véspera do jogo entre as seleções da Colômbia e da Costa do Marfim, os colombianos que vieram ao Brasil aproveitaram o dia para conhecer a capital, Brasília, sede da partida. Um deles, o engenheiro Yury Gomez, disse que amanhã (19) cerca de 30 mil colombianos assistirão ao jogo no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Por todo o centro da cidade, a bandeira da Colômbia é vista, inclusive em janelas de hotéis. Pela primeira vez no Brasil, a professora de educação física e treinadora de futebol Raquel Herrera disse que veio sozinha e que acompanhará todos os jogos de seu país. “Amanhã, o resultado vai ser 2 a 1 para a Colômbia. Mas, para isso, teremos que nos esforçar bastante porque o time da Costa do Marfim é muito forte, é o time do Drogba”, disse Raque, temerosa. Com um sorriso no rosto, a professora disse que a Colômbia será campeã do Mundial.

O advogado Javier Rueda está ainda mais otimista quanto ao jogo de amanhã, que vai assistir no estádio. “Tenho certeza de que vai ser pelo menos 3 a 1 para a Colômbia. Estamos com um time muito afinado”, afirmou. Acompanhado da mãe e de um amigo, Rueda aproveitou a véspera da partida para conhecer os monumentos brasilienses . “A cidade é lindíssima, muito organizada, e nos sentimos seguros aqui", disse ele.

“Já fomos ao Museu Nacional, ao Congresso, ao Banco Central. Vamos conhecer hoje tudo o que pudermos. E amanhã estaremos, às 8h, em frente ao estádio”, disse Blanca Villamizar, mãe de Javier Rueda. Eles assistiram ao jogo entre Brasil e México na Fan Fest em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal. “Foi muito fácil chegar lá, pedimos informações, as pessoas ajudaram e está tudo sinalizado”, lembrou Blanca, em frente à Catedral Metropolitana. 

No balcão de informações em frente à Catedral Metropolitana, o que os turistas mais querem saber é onde se realiza a Fan Fest e onde fica o Pontão, ponto turístico à beira do Lago Paranoá, com muitos bares e restaurantes. Segundo a estudante de Relações Internacionais, Bianca Castro, que está trabalhando no balcão de informações, hoje cerca de 90% dos turistas que buscaram ajuda eram colombianos.

Com o movimento de turistas, os shopping centers que ficam próximos ao Setor Hoteleiro sentiram um aumento na circulação de pessoas e principalmente nas vendas. “Está sendo um novo natal para os lojistas”, disseram assessores do Brasília Shopping, que abriu um espaço com telão para que os torcedores possam assistir a todos os jogos da Copa. Na tarde de hoje a circulação de torcedores usando  camisetas de sua seleção era intensa, e a bandeira predominante era a da Colômbia.

Supervisor de uma loja de artigos esportivos, Wanderson Dourado disse que o movimento na loja em que trabalha dobrou em relação ao do mesmo período do ano passado. Segundo ele, o produto mais vendido é a camisa da seleção brasileira.

Tags: Copa, DF, estádios, Mundo, seleções

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.