Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Copa: em clima de festa, mexicanos chegam de navio a Fortaleza

Agência Brasil

Em clima de muita festa, 3,6 mil mexicanos chegaram, de navio, a Fortaleza, onde o México enfrenta o Brasil amanhã (17), às 16h. Além da vista deslumbrante do porto, os turistas receberam, na manhã de hoje (16), as boas-vindas com apresentações de banda de forró, bateria de escola de samba e danças de quadrilha, tradicionais nesta época do ano. Aproximadamente 1,5 mil mexicanos partirão de Fortaleza para outros destinos. Os demais 2,1 mil torcedores ficarão hospedados na embarcação ancorada na capital do Ceará.

Gerardo Piña veio de Santiado de Querétaro, a cerca de 200 quilômetros da Cidade do México, e está pela primeira vez no Brasil. Ele chegou de avião ao país, mas ficará hospedado no navio para entrar no clima da torcida. “Estou encantado! Excelentes comida, festa, samba, bossa nova!”, disse o mexicano, que passará três dias em Fortaleza antes de partir para Recife, onde sua seleção fará o último jogo da fase de grupos contra a Croácia, no dia 23. “Há vários lugares turísticos para conhecer e vamos ver o máximo que der. Hoje vamos procurar os pacotes turísticos.”

A operação de embarque e desembarque de mexicanos foi a primeira do novo empreendimento portuário de Fortaleza, incluso na matriz de responsabilidade da Copa do Mundo de 2014 e capaz de receber até 4,5 mil passageiros por turno. De acordo com a Companhia das Docas do Ceará, o Porto de Fortaleza teve orçamento de R$ 205 milhões. A previsão do Ministério do Turismo é que a cidade receba cerca de 400 mil turistas durante o Mundial, incluindo 65 mil estrangeiros.

Além dos mexicanos que chegaram de navio, a Secretaria de Turismo do Ceará informou que 16 voos fretados chegarão do México à capital do estado até amanhã. Em entrevista à Agência Brasil no fim de maio, o cônsul para Assuntos Culturais mexicano no Brasil, Adolfo Zepeda Soria, disse que entre 25 mil e 30 mil torcedores do México devem vir ao país durante a Copa do Mundo.

O México enfrentou a seleção de Camarões no primeiro jogo e venceu pelo placar de 1 a 0, com dois gols mal anulados pelo juiz, e brica por uma das duas vagas do grupo, também formado por Brasil e Croácia, para as oitavas de final.

Tags: brasil, Copa, festa, Mundial, Torcida

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.