Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Esportes - JB na Copa

Brasil x México vale 1º lugar, mas próxima fase terá 'pedreira'

Portal Terra

Terminar a fase de grupos de uma Copa do Mundo na liderança em teoria significa um confronto menos duro nas oitavas de final. Porém, México e Brasil entram em campo na próxima terça-feira, no Castelão, sabendo que uma vitória praticamente selará o primeiro lugar do Grupo A, mas com a possibilidade de um adversário muito indigesto na sequência.

A goleada holandesa na última sexta-feira abriu uma possibilidade real de a atual campeã Espanha terminar em segundo da chave B a ser a adversária de quem vencer o duelo. Tanto que o observador Alexandre Galo entregou a Felipão um relatório do time espanhol após acompanhar o duelo diante da Holanda. Os campeões enfrentarão o Chile na quarta, e uma vitória deixará o time perto de uma vaga nesta posição caso os holandeses confirmem o favoritismo diante da Austrália.

Em caso de novo vexame espanhol, Chile e Holanda devem fazer um confronto direto pela liderança da chave. Apesar do bom começo e de uma seleção que tem apresentado alto nível, os chilenos neste caso seriam um adversário menos temido. A goleada de 5 a 1 sobre a Espanha mostrou que os atuais vice-campeões continuam com o futebol em dia. A Austrália corre por fora para chegar às oitavas.

O exercício de futurologia é justificado pelas vitórias de Brasil e México na estreia. Com três pontos, os dois países dificilmente perderão o primeiro lugar do grupo em caso de vitória na terça. Um empate, no entanto, abriria espaço para Camarões ou Croácia, que se enfrentam no dia seguinte, almejarem a liderança.

Segundo o atacante Hulk, a meta será vencer o grupo independente do que acontecer. "O objetivo sempre foi terminar em primeiro", contou o jogador, que prefere não escolher adversário.     "Independente do adversário que vamos pegar, com certeza vai ser difícil".

O cruzamento das oitavas deve apenas abrir uma sequência de partidas que deve ser árdua para o primeiro colocado do Grupo A. Em uma perspectiva de campeões mundiais, os próximos adversários poderiam ser a tetracampeã Itália nas quartas e a Alemanha nas semifinais, por exemplo.

Tags: Copa, futebol, jogo, Mundial, seleção

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.