Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Esportes - JB na Copa

Tecnologia ajuda Seleção de Felipão a evitar lesões

Portal Terra

O Brasil talvez tenha sido a seleção mais beneficiada nesta Copa do Mundo com a ausência de jogadores lesionados. Holanda, França, México e Croácia tiveram cortes de jogadores antes de começar o Mundial. Mas alguns jogadores brasileiros sofreram na preparação. Paulinho e Hulk estiveram ameaçados de não entrar em campo contra a Croácia, mas o tratamento intensivo na Granja Comary evitou maiores dores de cabeça ao técnico Luiz Felipe Scolari. “A rapidez no tratamento nesses casos é essencial”, afirma o fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan.

Neymar utiliza aparelho para recuperação física
Neymar utiliza aparelho para recuperação física

Rosan e sua equipe têm à disposição os mais diversos equipamentos e tecnologias disponíveis para que a recuperação dos jogadores seja a mais pronta e efetiva possível. “Os dois tratamentos mais usados se valem da crioterapia e eletroterapia. O primeiro procedimento consiste em técnicas que trabalham com baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo. O segundo, no uso de correntes elétricas dentro da terapêutica”, comenta Rosan.

Para o primeiro tratamento, Rosan se vale de uma sala montada pela empresa Technogym, especialista em soluções para reabilitação física e escolhida pela CBF para equipar a Granja Comary. A sala tem 11 aparelhos de última geração para evitar que os jogadores cheguem até o departamento médico, por assim dizer. Rosan explica que são equipamentos de fisioterapia, eletroterapia (TENS), crioterapia, ultrassom, laserterapia, banheira de gelo e alongamentos funcionais. A crioterapia, por exemplo, foi usada por Hulk dois dias antes da estreia contra a Croácia, que acabaram permitindo ao jogador entrar em campo, mesmo sem estar no melhor de sua forma, como revelou depois Felipão, na entrevista coletiva.

Para o segundo tratamento ele usa o Tanyx, uma espécie de bandagem com correntes elétricas em três níveis distintos, aplicados diretamente na lesão, que ajudam a inibir e aliviar a dor e melhorar o processo de recuperação, principalmente em regiões da perna, como aconteceu com Paulinho, que sofreu uma leve torsão após um choque com Bernard em um treino.

Outro destaque da sala é o Kinesis Station, composto por três aparelhos. Utiliza tecnologia criada e patenteada pela Technogym cujo movimento se adapta ao do atleta. O Kinesis une força, equilíbrio e flexibilidade no mesmo movimento, simulando gestos atléticos naturais e é uma das preferidas de Neymar e Oscar. Por enquanto a sorte a tecnologia têm ajudado a Seleção Brasileira rumo ao hexacampeonato.

Tags: aparelhos, copa do mundo, futebol, Seleção Brasileira, treinamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.