ASSINE
search button

Paraplégico usa exoesqueleto e dá "chute simbólico"

Compartilhar

Um paraplégico utilizando um exoesqueleto desenvolvido pela equipe do cientista brasileiro Miguel Nicolelis deu um "chute simbólico" em uma bola na abertura da Copa do Mundo. O voluntário é Juliano Pinto, de 29 anos.

Desenvolvido por um grupo de centenas de cientistas e pesquisadores de 25 nacionalidades, o chamado Projeto Andar de Novo é liderado pelo médico e cientista Miguel Nicolelis. O projeto de desenvolvimento dessa espécie de armadura robótica recebeu recursos brasileiros, por meio da empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. 

O exoesqueleto que o mundo conheceu hoje recebeu o nome de BRA-Santos Dumont 1, em homenagem ao brasileiro considerado referência na aviação, a quem Nicolelis reserva o epíteto de “maior cientista brasileiro de todos os tempos”.  O objetivo do projeto é devolver o movimento às pessoas com paralisia, liberando-as do uso de cadeiras de rodas.

>> Nicolelis, que idealizou o exoesqueleto, foi homenageado pelo 'JB' em 2009

Atuando como neurocientista desde 1984, Miguel Nicolelis começou a pesquisar formas de restabelecer o controle motor e a sensibilidade tátil em pacientes com lesões medulares ou neurológicas em 2001, quando cientistas de várias partes já vinham tentando desenvolver uma veste robótica semelhante a BRA-Santos Dumont 1. 

Ao longo de mais de dez anos de pesquisa junto com vários outros especialistas, o grupo de Nicolelis conseguiu criar um mecanismo tecnológico que permite que uma pessoa emita sinais elétricos cerebrais que acionem um artefato robótico. Essa chamada interface cérebro-máquina foi a primeira etapa para o desenvolvimento do exoesqueleto.

Em 2009, Nicolelis foi homenageado pelo Jornal do Brasil num almoço no Bar das Artes, em São Paulo. O evento contou com as presenças de médicos, empresários e políticos.

Nicolelis comemora chute de paciente paraplégico na Copa

A Band dedicou apenas alguns segundos. A Globo preferiu mostrar a chegada do ônibus da Seleção. Mesmo assim, o cientista Miguel Nicolelis comemorou nas redes sociais o chute dado por um paciente paraplégico na abertura da Copa do Mundo.

Nicolelis comparou o feito ao projeto Apollo, que colocou o homem na Lua. Não foi o pontapé inicial da Copa, como ele havia prometido, mas lá estava o paciente paralisado, usando o exoesqueleto, e dando o chute para bilhões de espectadores. Para Nicolelis, que logo após o chute publicou diversos vídeos do projeto, foi apenas o “primeiro passo”.