Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Esportes - JB na Copa

Governo lança portal com imagens das 12 cidades-sede da Copa

Agência Brasil

O governo federal lançou hoje (11) portal com imagens das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. O banco, que reúne vídeos, poderá ser utilizado gratuitamente por veículos de imprensa. As equipes percorreram as 12 cidades coletando as imagens. Os vídeos, de aproximadamente 3 minutos, são organizados por cidade e por tema, como mobilidade urbana.

De acordo com o secretário adjunto de Imprensa da Presidência da República, Fernando Thompson,  o portal faz parte da estratégia para atender os jornalistas estrangeiros. “O Brasil está, neste momento, tendo uma oportunidade única de se expor, de se abrir, de se colocar para o mundo”, destacou. “Levando em consideração que nenhum jornalista vai percorrer as 12 cidades, o governo montou um grupo de serviços que atendam aos jornalistas, para que eles possam estar baseados em uma cidade, mas consigam ter acesso às informações e imagens de todas as outras. Então, nós montamos produtos de comunicação”, disse.

Além do banco de imagens, outro produto oferecido é o banco de pautas, com informações sobre economia, população e desenvolvimento social das cidades-sede da Copa e também das regiões do país. “Também fizemos isso em nível federal: como é a economia do Brasil, como são as áreas social, de indústria, de meio ambiente. Com isso, ele [jornalista estrangeiro] pode ter uma visão, escolher sobre o que falar e, ao mesmo tempo, entrevistar o porta-voz que já foi treinado e qualificado para atendê-lo”. O portal já está disponível a partir desta quarta-feira.

Dezenove mil jornalistas foram credenciados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para o Mundial. Para os profissionais que não conseguiram o credenciamento, o governo brasileiro abriu centros de mídia nas 12 cidades-sede. No Rio de Janeiro, o Centro Aberto de Mídia (CAM) João Saldanha, aberto no último dia 9, tem 2,4 mil jornalistas credenciados.

Tags: 2014, brasil, divulgação, Mundial, sedes

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.