Jornal do Brasil

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014

Esportes - JB na Copa

Declaração de Pelé sobre o Chile animou os torcedores, diz cônsul

Agência Brasil

O cônsul-geral do Chile no Rio de Janeiro, Samuel Ossa, disse hoje (10) que está confiante que a seleção de seu país chegue à final da Copa do Mundo. O cônsul citou uma declaração de Pelé sobre o potencial da seleção chilena no Mundial. “Estamos muito agradecidos ao Pelé por ele ter falado que o Chile pode ser uma surpresa nesta Copa e ter nos dado essa força”.

Pelé fez a declaração sobre o Chile ao ser perguntado sobre sua aposta para o vencedor da Copa, em evento na Fundação Getulio Vargas (FGV) ontem (9), em São Paulo. O craque citou as favoritas  Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália, mas destacou que “aqui na América do Sul, não podemos desrespeitar a Argentina, e o Chile vem como surpresa”.

Ossa disse que a atual Seleção Chilena de Futebol é o melhor time do país “em muitos anos”. Segundo ele, o problema é que o Chile caiu em um grupo que ele define como “muito complicado”, porque reúne Espanha e Holanda, campeã e vice-campeã da última Copa, na África do Sul, em 2010.  “Não é fácil”, reconheceu. 

O cônsul lembrou que, se o Chile sair do grupo B em segundo lugar, poderá enfrentar o Brasil nas oitavas de final. “Como vê, o caminho é muito complicado. Há muita pedra pela frente”.

Cerca de 6 mil chilenos moram no Rio de Janeiro. Em todo o Brasil, a comunidade soma entre 40 mil e 50 mil pessoas, a maioria em São Paulo, que “tem o mercado de trabalho mais importante”, segundo dados consulares.  Segindo Ossa, quando o Brasil precisou de mão de obra, os chilenos, sobretudo os engenheiros daquele país, se mostraram “bastante eficientes, honrados e cumpridores de seus deveres”.

O consulado está pedindo aos chilenos residentes no Rio de Janeiro que se reúnam para torcer pela seleção no bar de um compatriota, o Mais que Nada, localizado na Rua Xavier da Silveira, em Copacabana, ou no restaurante Oklahoma, na Rua Senador Vergueiro, no bairro do Flamengo, ambos na zona sul da cidade. Outro ponto de encontro é a Fifa Fan Fest, na praia de Copacabana.

Na primeira fase da Copa, o cônsul indicou que a torcida terá um momento de emoção significativo no dia 18, quando o Chile jogará contra a Espanha, às 16h. Nesse mesmo dia, na Fifa Fan Fest, às 15h, o grupo chileno Los Tres fará uma apresentação na Fifa Fan Fest.  Ossa acredita que a apresentação do grupo musical irá “amenizar a espera pelo jogo”.

Para os turistas do Chile que virão ao Rio de Janeiro durante a Copa, o consulado preparou outras atrações. Uma delas é a exibição, no dia 16, às 19h,  do documentário El Sueño de Todos, que conta como o Chile se classificou para a Copa no Brasil. O filme será exibido no Botafogo Praia Shopping, no bairro do mesmo nome. No mesmo local, será aberta uma exposição de fotos do Mundial de 1962, jogado no Chile, em que o Brasil saiu vencedor, com Pelé no time.

Samuel Ossa disse que está torcendo pelo Chile e, em segundo lugar, pelo Brasil. “Se o Chile for eliminado, espero que isso não ocorra, vamos continuar com o Brasil”. O cônsul admitiu que a possibilidade de o Chile eliminar o Brasil na etapa final  “é muito difícil”, mas se mantém esperançoso em relação a seu time. “E agora, Pelé deu mais força”, reiterou.

Tags: Chilenos, diplomata, pelé, rei, torcedores

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.