ASSINE
search button

Israel fecha passagem de Erez com Gaza após manifestações palestinas

Compartilhar

Israel fechou neste domingo (19) a passagem fronteiriça de Erez, no norte da Faixa de Gaza, devido às manifestações palestinas na fronteira, uma nova restrição ao bloqueio já imposto ao enclave palestino.

A decisão pode impedir que os habitantes de Gaza viajem durante o Eid al-Adha (Festa do Sacrifício) muçulmano, que começa esta semana. Responsáveis israelenses não detalharam quanto tempo vai durar o fechamento da passagem.

A passagem de Erez, única pela qual as pessoas transitam entre o enclave palestino e Israel, seguirá, no entanto, aberta para "os casos humanitários e os doentes", informou uma porta-voz da Unidade do Coordenador das Atividades Governamentais nos Territórios Palestinos (COGAT, em inglês).

"A passagem de Erez se fechou, devido à continuação de manifestações violentas ao longo da fronteira", declarou a porta-voz da COGAT, sem dar detalhes.

O ministro israelense da Defesa, Avigdor Lieberman, confirmou em um comunicado que o fechamento da passagem se deve aos "violentos incidentes na fronteira de sexta-feira passada".

A Autoridade Palestina confirmou o fechamento da passagem fronteiriça, que permanecerá aberta para os cidadãos que retornam à Faixa de Gaza.

Os soldados israelenses mataram na sexta-feia dois palestinos que se manifestavam na fronteira com Israel.

Sexta-feira foi um teste para verificar a solidez da trégua respeitada há uma semana pelo Exército israelense e pelos grupos armados palestinos da Faixa de Gaza.

Na semana passada, o governo israelense abriu a passagem fronteiriça de Kerem Shalom, único ponto de trânsito de mercadorias entre Israel e a Faixa de Gaza, fechada desde julho.

O Egito anunciou, por sua vez, que a passagem fronteiriça de Rafah será aberta de forma excepcional neste domingo por conta do Eid al-Adha.

A fronteira com o Egito também permanece fechada a maior parte do tempo.

- Dez anos de bloqueio -

O fechamento da passagem e os incidentes na fronteira continuam ocorrendo, apesar das tentativas do Egito e da ONU de obter uma trégua de longo prazo entre Israel e o Hamas, o movimento islamita que controla o enclave de Gaza.

Território localizado entre Israel, Egito e o Mar Mediterrâneo, a Faixa de Gaza está há dez anos submetida a um bloqueio israelense.

Na última década, Israel e Hamas travaram três guerras.

Também houve muitas explosões militares entre ambos, com três incidentes desde julho passado.

O último ocorreu em 9 de agosto, quando Israel respondeu com bombardeios aéreos ao lançamento de 180 foguetes de Gaza.