ASSINE
search button

Suspeito por ataque em parlamento britânico é acusado por tentativa de assassinato

Compartilhar

O homem suspeito de ter cometido na terça-feira um atentado com um veículo que deixou três feridos em frente ao parlamento britânico em Londres foi acusado neste sábado de "tentativa de assassinato", anunciou a polícia.

Salih Khater, de 29 anos, um homem de origem sudanesa residente em Birmingham (centro) suspeito de ter atropelado ciclistas e policiais com seu veículo em frente ao parlamento britânico, comparecerá nesta segunda-feira ao tribunal de Westminster, em Londres, informou a polícia.

"Esta acusação chega após um incidente durante o qual Khater dirigiu seu veículo contra um grupo de pedestres parados no exterior do parlamento", informou a polícia de Londres em comunicado.

"Devido à metodologia empregada, ao lugar escolhido e à suposta escolha de atacar a civis e policiais, a polícia trata este caso como terrorismo", afirmou.

Segundo a BBC, Salih Khater chegou em 2010 como refugiado ao Reino Unido, após ter residido na Líbia. Ele estudou em Birmingham e obteve a nacionalidade britânica. Também teria obtido uma permissão da Autoridade da Indústria de Segurança (SIA) e trabalhado como guarda de segurança em Nottingham (centro).

Este ataque apresenta muitas similitudes com o perpetrado em março de 2017 por Khalid Masood, um britânico convertido ao islã, que deixou cinco mortos e dezenas de feridos.

Khalid Masood atropelou pedestres com seu veículo antes de matar um policial a facada em frente ao parlamento, em um atentado reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

rjm/har/bc/cc