ASSINE
search button

S&P e Moody's rebaixam nota da dívida da Turquia

Compartilhar

As agências classificadoras Standard & Poor's e Moody's rebaixaram nesta sexta-feira (17) a nota da dívida da Turquia e apontaram a desvalorização da moeda turca.

A S&P projetou que o país cairá em recessão no ano que vem.

A nota Standard & Poor's caiu de "BB-" a "B+", acompanhada por uma perspectiva estável, que a coloca na categoria de investimentos considerados muito especulativos, informou a agência.

A da Moody's caiu de "Ba3" para "Ba2", citando a desvalorização da lira, a "crescente preocupação" pela independência do Banco Central e "a ausência de um plano claro e concreto" para atender as causas dos problemas financeiros.

A S&P também apontou a depreciação da lira nas últimas duas semanas, os altos níveis de dívida e uma economia reaquecida entre as razões de decisão.

"O rebaixamento reflete nossa expectativa de que a volatilidade extrema da lira turca e os drásticos ajustes à balança de pagamentos projetados prejudicarão a economia turca", disse a S&P em comunicado.

"Projetamos uma recessão no ano que vem", acrescentou a agência, que calculou que a inflação chegará a 22% nos próximos quatro meses.

hs/rsr/ll/cc/mvv