ASSINE
search button

Tesouro nacional: as reações à morte da divina Aretha Franklin

Compartilhar

A morte do ícone soul Aretha Franklin levou as figuras mais proeminentes do mundo político e do entretenimento a prestar homenagens a uma artista que teve profunda influência na cultura americana.

Veja a seguir algumas das homenagens:

- Do mundo do entretenimento -

- Barbra Streisand -

"É difícil conceber um mundo sem ela. Não apenas porque ela era uma cantora única e brilhante, mas porque seu comprometimento com os direitos humanos teve um indelével impacto no mundo".

- Patti LaBelle -

"Estou profundamente triste com o falecimento da rainha do soul e minha irmã na música, Aretha Franklin", disse a cantora que também ganhou fama na Era de Ouro do soul, disco e R&B. "Hoje o mundo viveu uma perda tremenda. Aretha era um tesouro raro cujo inigualável gênio musical ajudou a criar a trilha sonora da vida de muitas pessoas".

- Diana Ross -

"Estou em oração pelo maravilhoso espírito dourado de Aretha Franklin".

- John Legend -

"Saudações à Rainha. A maior vocalista que já conheci".

- Paul McCartney -

"Tiremos um momento para agradecer a bela vida de Aretha Franklin, a rainha de nossas almas, que nos inspirou durante muitos, muitos anos", tuitou Paul McCartney, junto com uma foto da artista em sua juventude.

"Sentiremos saudades, mas a memória de sua grandeza como artista e grande ser humano viverão conosco para sempre. Com amor, Paul".

- Elton John -

"O mundo todo sentirá saudades, mas se alegrará com seu incrível legado. A rainha está morta. Vida longa à Rainha. #RIPArethaFranklin".

- Bette Midler -

"A maior voz da música popular americana calou-se. Nossa amada #ArethaFranklin se foi. Para mim, ela era um farol musical, guiando e inspirando a cada nota. A amava e ainda a amo. Adeus, rainha do soul".

- Annie Lennox -

"Como a única 'rainha do soul' Aretha Franklin era simplesmente inigualável. Reinou de maneira suprema e sempre brilhará no mais alto firmamento de estrelas como a vocalista, intérprete e artista mais excepcional que o mundo teve o privilégio de conhecer (...) Sua voz irá ressoar para sempre".

- Ricky Martin -

"Hoje perdemos um dos grandes. Sempre será lembrada e admirada. Aretha Franklin, descanse em paz. Te amamos".

- Do mundo político -

- Donald Trump -

"A rainha do soul Aretha Franklin morreu. Era uma grande mulher, com um maravilhoso dom de Deus: a sua voz. Sentiremos sua falta!".

- Barack Obama -

"Toda vez que ela cantava, todos nós éramos agraciados com um vislumbre do divino", disse o ex-presidente em comunicado. "Em sua voz podíamos sentir a nossa história, toda e em cada sombra: nosso poder e nossa dor, nossa obscuridade e nossa luz, nossa busca pela redenção e nosso respeito ganho com tanto esforço. Ela nos ajudou a nos sentirmos mais conectados uns com os outros, mais esperançosos e mais humanos".

- Jesse Jackson -

"A Terra perdeu muita música hoje. Ela nunca parou de servir. Ela nunca parou de se preocupar. Ela nunca parou de compartilhar. Agradecemos a ela por isso".

- Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor

"A eterna Rainha do Soul Aretha Franklin é um símbolo do orgulho negro, cuja música tocou tantos corações e almas. Sabemos que o legado de Aretha continuará vivo".

- Bill e Hillary Clinton -

"Hillary e eu estamos de luto pela morte de nossa amiga Aretha Franklin, um dos maiores tesouros nacionais dos Estados Unidos. Durante mais de 50 anos agitou nossas almas. Era elegante, graciosa, e completamente intransigente em sua arte".

- Al Sharpton -

"Profundamente triste com o falecimento de uma amiga querida e da rainha/guerreira Aretha Franklin. Esperamos que guardem um momento hoje para recordar a vida de uma linda alma".

- Maxine Waters -

"Uma das maiores vozes de todos os tempos foi silenciada", tuitou a congressista da Califórnia. "Minha querida amiga Aretha Franklin faleceu. Embora sua música viva para sempre, o som, a voz e a inspiração da rainha do soul nunca poderão ser igualados. Adeus, Aretha".

- No Brasil -

- Elza Soares -

"Que Aretha Franklin continue brilhando no céu, e em todas as constelações! Uma linda passagem a esse ser de luz maravilhoso que nos encantou por gerações. Ela deixou o mundo muito mais feliz. Que a gente ouça e lembre sempre com muito carinho. Luz sempre!".

- Gilberto Gil -

"'I say a little prayer for you' #RipArethaFranklin", tuitou o cantor, citando uma das músicas mais famosas de Aretha Franklin.

- Fafá de Belém -

"Hoje, ela se vai. Fica o legado único, inigualável. (...) E ficará gravada para sempre na história", postou a cantora em seu Instagram, acompanhado de uma foto de Aretha Franklin.