ASSINE
search button

China enviará negociador aos EUA por questão comercial

Compartilhar

A China enviará um negociador aos Estados Unidos no final de agosto para retomar as conversações comerciais, anunciou nesta quinta-feira o ministério chinês do Comércio, no momento em que cresce a tensão entre os dois países.

O vice-ministro do Comércio, Wang Shouwen, se encontrará com o subsecretário americano do Tesouro encarregado de Assuntos Internacionais, David Malpass, a convite dos Estados Unidos, precisou o ministério em Pequim.

"A parte chinesa reafirma sua rejeição ao unilateralismo e às práticas de protecionismo comercial, e que não aceita qualquer medida unilateral de restrição comercial", explicou o ministério.

"A China saúda o diálogo e a comunicação sobre a base da reciprocidade, da igualdade e da integridade".

O secretário americano do Comércio, Wilbur Ross, se reuniu em junho, em Pequim, com o vice-premier chinês, Liu He, para abordar questões comerciais, mas o encontro não contribuiu para reduzir as tensões e os Estados Unidos impuseram, no início de julho, tarifas punitivas sobre 34 bilhões de dólares em bens importados da China, que retaliou.

A Casa Branca se dispõe a aplicar, na próxima semana, mais taxas aduaneiras, sobre 16 bilhões de dólares em bens chineses.

lld-lth/lr