ASSINE
search button

Imprensa estatal síria denuncia ataque aéreo israelense

Compartilhar

Um ataque aéreo israelense tomou como alvo neste domingo (22) uma posição militar das forças do regime no oeste da Síria, informaram os meios de comunicação oficiais sírios.

"Uma de nossas posições militares em Massyaf sofreu uma agressão aérea israelense", informou a agência oficial Sana, citando uma fonte militar que só se refere a danos materiais.

Israel lançou recentemente vários ataques aéreos contra posições do regime sírio e de seu aliado iraniano.

Uma porta-voz do Exército israelense se recusou a comentar, pois seu país raramente confirma suas incursões militares na vizinha Síria.

"O local atacado neste domingo é uma oficina supervisionada pelos iranianos, onde são fabricados mísseis terra-terra de curto alcance", afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), ONG que tem uma vasta rede de fontes em Síria.

"As forças iranianas e o movimento libanês Hezbollah estão nesse setor", detalhou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

O Irã e o Hezbollah libanês, dois inimigos de Israel, são os principais aliados do regime sírio junto com a Rússia.

Israel reiterou em várias ocasiões sua rejeição que a Síria se torne uma cabeça-de-ponte iraniana.

A região de Massyaf também abriga uma filial do Centro de Pesquisas e Estudos Científicos da Síria (SSRC), já atacado em setembro de 2017 pelo Exército israelense.

Esse órgão é acusado pelos Estados Unidos de ajudar a produzir gás sarin e fabricar armas químicas, mas o poder sírio nega que recorra a esse tipo de arsenal.

tgg/mer/age/mb/cn/cb