Jornal do Brasil

Domingo, 19 de Agosto de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Evacuados moradores de duas localidades do governo sitiadas na Síria

Jornal do Brasil

Todos os habitantes de Fua e Kafraya, duas localidades do governo sitiadas há três anos por forças rebeldes no noroeste da Síria, foram evacuados - afirmou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) nesta quinta-feira (19).

Fua e Kafraya, as últimas duas localidades sitiadas na Síria, majoritariamente xiitas, ficaram vazias, "após a retirada de 6.900 personas, civis e combatentes favoráveis ao regime", afirmou o OSDH.

Durante várias horas, mais de 100 ônibus partiram das duas localidades, situadas na província de Idlib, em sua maioria sob controle rebelde, para territórios dominados pelo governo na província de Aleppo.

Um correspondente da AFP viu chegarem os primeiros ônibus no sul de Aleppo.

"Após a chegada dos primeiros ônibus ao território sob controle do regime, este começou a libertar os prisioneiros como estabelece o acordo", declarou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A operação, que havia começado na quarta-feira, aconteceu após um acordo concluído na terça-feira entre Rússia, aliada do governo sírio, e Turquia, que apoia os rebeldes.

O acordo concluído entre Moscou e Ancara estabelecia a libertação de 1.500 prisioneiros em troca da evacuação das duas localidades sitiadas desde 2015.

Majoritariamente xiitas, as localidades de Fua e Kafraya estão sitiadas pelos rebeldes e pelo grupo extremista Hayat Tahrir Al-Sham (Organização para a Libertação do Levante), ex-braço da Al-Qaeda na Síria, que controlam hoje a grande maioria da província de Idlib.

"Os combatentes do Hayat Tahrir al-Sham entraram nas duas localidades", após o fim das evacuações, indicou uma fonte do grupo.

rh/mer/zm/tt

Agência AFP


Compartilhe: