ASSINE
search button

Presidente da Croácia é vítima de 'fake news' com fotos de atriz de biquíni

Compartilhar

Enquanto o futebol croata surpreendia o mundo e conquistava o vice-campeonato mundial na Copa da Rússia, sua torcedora mais ilustre, a presidente Kolinda Grabar-Kitarovic, ganhou uma enorme popularidade por sua simpatia e carisma. Mas lhe trouxe de volta o inconveniente de ser mais uma vítima das chamadas “fake news”. Supostas fotos da governante de biquíni retornaram com força às redes sociais.

As imagens se tornaram virais pela primeira vez em 2015 depois que Kolinda foi eleita a primeira mulher a governar o país. Mensagens tuitadas por usuários de todo o mundo começaram a veicular imagens que diziam ser da presidente croata em roupa de banho, na praia. 

 Uma simples pesquisa no site de buscas Google por fotos de Kolinda traz, na maioria das vezes, imagens de uma outra pessoa de biquíni. Na maioria das vezes, se trata da atriz americana Nicole Natalie Austin. A foto mais viralizada mostra Austin usando um biquíni de flores e foi tirada em dezembro de 2009 em uma praia de Miami. Outras, do mesmo dia, mostram a atriz com seu marido, o ator e rapper americano Tracy Marrow, conhecido como Ice-T. 

Outras imagens dizem mostrar a presidente croata usando um biquíni azul na praia. A foto é de 2008 e seu original está na conta pessoal de um comerciante tcheco no aplicativo Google Photos. Antes de serem atribuídas e compartilhadas como sendo de Kolinda, as fotos foram publicadas em distintos websites, inclusive alguns de conteúdo pornográfico. 

O marido desta mulher, que é dono de uma loja de eletrodomésticos em Praga, revelou que o casal contratou um advogado na tentativa de impedir o uso indevido das fotos. 

Outras imagens de mulheres semelhantes parecidas com a presidente croata vem sendo compartilhadas em toda sorte de redes sociais em velocidade incalculável. É impossível revisar todas elas, por isso é necessário ser cuidadoso ao encontrar este tipo de material na internet.