ASSINE
search button

'Não é tarde demais para salvar o Brexit', afirma Boris Johnson

Compartilhar

O ex-ministro de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, pediu nesta quarta-feira para o governo mudar de estratégia para sair da União Europeia (UE), declarando no Parlamento que "não é tarde para demais para salvar o Brexit".

Johnson, que renunciou há dez dias por discordar da proposta de Theresa May, criticou a primeira-ministra conservadora por ter criado um "Brexit apenas no nome" e lhe pediu uma mudança de tática.

"Não é tarde demais para salvar o Brexit. Temos tempo nessas negociações. Mudamos uma vez de direção e podemos mudar de novo", afirmou em seu primeiro discurso na Câmara dos Comuns desde sua renúncia.

Johnson, que defende uma ruptura clara com a UE - enquanto a primeira-ministra se volta a um "Brexit brando" -, pediu para May voltar ao Brexit que tinha exposto em janeiro de 2017 em seu discurso em Lancaster House.

O ex-ministro alertou que "não faz sentido" o Reino Unido alcançar um compromisso que logo terá de ser desfeito.

Com o plano de May, "vamos voluntariamente à vassalagem econômica", afirmou, garantindo que ele deixaria o país em uma "incerteza permanente miserável".

Segundo Johnson, a primeira-ministra propôs no começo uma "imagem gloriosa" para o Brexit, que foi mudando no último ano e meio.

Londres e Bruxelas têm que chegar a um acordo antes de outubro para permitir aos parlamentos europeus e britânico ratificar o acordo concreto do Brexit, previsto para 29 de março de 2019.

ar/dt/bp/es/age/ll