ASSINE
search button

Democratas querem chamar tradutor de Trump em encontro com Putin para depor

Compartilhar

Parlamentares democratas pressionaram nesta quarta-feira o Congresso americano a intimar a tradutora de Donald Trump, em meio a um crescente sentimento de alarde sobre a cúpula privada em Helsinque entre o presidente dos Estados Unidos e o russo Vladimir Putin.

Os dois presidentes participaram de uma negociação a portas fechadas de duas horas sem que ninguém mais além de seus respectivos tradutores estivesse presente. Os democratas dizem que a mulher que traduziu para Trump - e as notas que ela provavelmente tomou durante a reunião - poderia fornecer informações críticas sobre o que aconteceu.

"Queremos que a tradutora compareça ao comitê. Queremos ver as anotações", disse à MSNBC o senador Bob Menendez, principal democrata do Comitê de Relações Exteriores do Senado.

"Nós faremos um grande esforço para tentar chegar ao que aconteceu".

>> Donald Trump admite que Rússia interferiu nas eleições de 2016

Legisladores de ambos os lados da arena política expressaram preocupação - e até mesmo indignação - sobre a atitude positiva de Trump com Putin durante a entrevista coletiva dos dois na segunda-feira após a reunião.

Os senadores Richard Blumenthal e Jeanne Shaheen também pediram que a tradutora testemunhe.

Shaheen disse que a audiência pode ajudar os legisladores e o povo americano a "determinar o que foi especificamente discutido e acordado em nome dos Estados Unidos".

O presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, Bob Corker, disse que entende o pedido e está "analisando o precedente" para ver se é viável.

É bastante provável que a Casa Branca derrube o pedido e invoque a prerrogativa executiva, argumentando que nenhum presidente é obrigado a revelar conversas privadas e que um assessor, como um tradutor, também não deve ser forçado a fazê-lo.

"Eles não são políticos. Eles são, em alguns casos, pessoas contratadas", disse Corker a repórteres.

"E se você começar a fazer esse tipo de coisa, no futuro qualquer nota poderá ser pega?"

Corker disse que uma opção melhor seria convocar o secretário de Estado Mike Pompeo, que esteve em Helsinque com Trump e provavelmente foi informado pelo presidente sobre as discussões da cúpula.

Pompeo deve depor para a comissão no dia 25 de julho.

mlm/dw/cc/ll