ASSINE
search button

Índia ordena inspeção dos centros da ordem da Madre Teresa de Cacutá

Compartilhar

A Índia ordenou inspecionar imediatamente todos os centros para crianças administrados pela ordem das Missionárias da Caridade, fundada por Madre Teresa de Calcutá, depois de um suposto caso de venda de crianças.

No início de julho, uma freira e um funcionário de um centro das Missionárias da Caridade na cidade de Ranchi, capital do estado de Jharkhand, foram presos por suspeita de terem vendido cinco crianças por milhares de dólares.

Em um comunicado publicado nesta segunda-feira, a ministra indiana do Desenvolvimento Feminino e Infantil, Maneka Gandhi, pediu a todos os governos estaduais que "inspecionem imediatamente todos os centros infantis administrados pelas Missionárias da Caridade em todo o país".

A ministra também anunciou que todas as instituições de cuidado infantil terão que ficar sob o controle da autoridade central de adoções no mês que vem.

A adoção ilegal é um grande negócio na Índia. Calcula-se que cerca de 100.000 crianças desaparecem a cada ano, de acordo com dados do governo. Muitas delas são vendidas por famílias pobres, mas em outros casos são sequestradas em hospitais ou estações de trem.

xruc-abh/stu/sm/pc/age/mr