ASSINE
search button

Chinesa é detida por manchar retrato do presidente Xi Jinping

Compartilhar

A Polícia prendeu uma chinesa por divulgar um vídeo, no qual aparece manchando com tinta um retrato do presidente chinês, Xi Jinping - denunciou uma associação de defensa dos direitos humanos.

Dong Yaoqiong, de 28 anos, divulgou um vídeo no Twitter, em 4 de julho, acusando o Partido Comunista de exercer um "controle opressivo dos cérebros", relatou a Chinese Human Rights Defenders (CHRD).

O vídeo mostra Dong Yaoqiong em um bairro de negócios de Xangai, jogando tinta sobre um cartaz com a foto do presidente chinês. Ela grita "Xi Jinping, espero que você venha aqui me prender!".

Segundo a CHRD, uma associação cuja sede fica nos Estados Unidos, Dong Yaoqiong foi detida nesse mesmo dia, e sua conta no Twitter, encerrada.

A última foto de sua conta no Twitter mostrava vários homens uniformizados do lado de fora de seu apartamento.

Questionada pela AFP, a Polícia de Xangai disse desconhecer o caso.

As autoridades "reprimem a liberdade de expressão para proteger o culto da personalidade de Xi Jinping", disse a associação.

A AFP não conseguiu verificar a identidade da pessoa que está no vídeo, mas uma pessoa que diz ser seu pai, Dong Jianbiao, divulgou na Internet a carteira de identidade de sua filha.

Segundo o pai, a detenção de sua filha foi um "sequestro feito por bandidos" e "um ato ilegal cometido em nome da lei".

kwa/dma/bar/ehl/lch/zm/pc/tt