ASSINE
search button

Laços entre EUA e Rússia não devem ser reféns de disputa interna, diz Putin

Compartilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou a investigação do procurador especial dos Estados Unidos, Robert Mueller, de "jogos políticos" que não deveriam interferir nas relações entre EUA e Rússia.

"São os jogos políticos internos dos Estados Unidos", disse Putin nesta segunda-feira (16) em entrevista à Fox News.

"Não faça da relação entre a Rússia e os Estados Unidos, não a mantenha, refém desta disputa política interna", declarou Putin, falando por meio de um tradutor.

Putin falou pouco depois da cúpula com Trump em Helsinque, na Finlândia, nesta segunda-feira, quando a questão da suposta interferência russa na corrida presidencial de 2016 foi discutida.

Sua resposta ecoou a posição de Trump sobre a investigação de Mueller a respeito de um possível conluio entre a campanha do atual presidente americano e Moscou.

Trump reiteradamente tem rotulado a investigação de Mueller como uma "caça às bruxas".

Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, com Putin ao seu lado, Trump descartou a conclusão de seus próprios chefes de Inteligência de que o próprio Putin supervisionou o esforço para prejudicar a adversária democrata de Trump, Hillary Clinton.

Putin sugeriu nesta segunda que a nomeação de Mueller como procurador independente para prosseguir com a investigação carece de legitimidade.

"Está bem claro para mim que esta é apenas uma luta política interna e não é motivo de orgulho para a democracia americana usar métodos tão sujos e rivalidade política", disse Putin à Fox.

Na mesma entrevista, Putin acusou a Grã-Bretanha de fazer alegações infundadas de que a Rússia é a fonte de uma substância neurotóxica que matou uma pessoa e levou outras três ao hospital, incluindo um ex-espião russo.

Questionado sobre a acusação de que Moscou estava por trás do ataque com Novichok contra o espião, Putin disse que Londres não forneceu nenhuma prova sobre o caso.

"Gostaríamos de obter provas documentais, mas ninguém nos dá", disse Putin, que sugeriu que o caso pode ter sido motivado por questões internas do Reino Unido.

"Acabamos de ver as acusações infundadas - por que isso é feito dessa maneira? Por que nosso relacionamento deve ficar pior com isso?" - questionou.

pmh/dw