ASSINE
search button

Veja a cronologia dos resgate dos 12 meninos e seu treinador na Tailândia

Compartilhar

O resgate de doze adolescentes e seu treinador de futebol presos em uma caverna inundada do norte da Tailândia terminou nesta terça-feira, após 17 dias:

Dia 0 - Sábado, 23 de junho: uma das mães alerta as autoridades depois que seu filho não voltou de um treino de futebol. Os pertences dos meninos - bicicletas e sapatos - são encontrados algumas horas depois perto da entrada da caverna. As buscas começam, mas logo são interrompidas ao cair da noite.

Dia 1 - Domingo, 24 de junho: à noite, em razão da forte chuva, o nível de água na caverna aumenta muito. Mergulhadores são chamados.

Dia 2 - Segunda-feira, 25 de junho: os socorristas chegam a uma primeira câmara dentro da caverna.

Dia 3 - Terça-feira, 26 de junho: o chefe da junta Prayut Chan-O-Cha pede a "mobilização de todos" para encontrar os jovens com vida. A equipe de resgate já reúne uma centena de pessoas, incluindo dezenas de mergulhadores. A água atinge cinco metros, apesar da instalação de bombas para drenar a caverna.

Dia 4 - Quarta-feira, 27 de junho: uma terceira zona desta rede subterrânea complexa é inundada. Mergulhadores britânicos chegam para ajudar.

Dia 5 - Quinta-feira, 28 de junho: dezenas de soldados americanos, além de outros especialistas internacionais, chegam ao local do desaparecimento.

>> Meninos resgatados de caverna estão 'bem de saúde' e em quarentena

>> Todos os 12 meninos e treinador são resgatados de caverna na Tailândia

Dia 6 - Sexta-feira, 29 de junho: após uma suspensão das operações de mergulho em razão do nível muito alto de água, as buscas aquáticas são retomadas. Os socorristas exploram uma nova via de acesso e lançam kits de sobrevivência, com comida e celulares.

Dia 7 - Sábado, 30 de junho: os mergulhadores lutam contra uma água lamacenta, sem visibilidade, que limita o avanço pela entrada principal, inundada. A chuva finalmente dá uma trégua.

Dia 8 - Domingo, 1 de julho: os socorristas estabelecem uma base operacional dentro da caverna, a três quilômetros da entrada.

Dia 9 - Segunda-feira, 2 de julho: os mergulhadores avançam e estimam que estão a cerca de 600 metros da área onde estão as crianças. À noite, eles retornam.

Dia 10 - Terça-feira, 3 de julho: alimentos e medicamentos são levados ao grupo. Médicos encontram os meninos e avaliam sua capacidade para mergulhar. O bombeamento de água continua para baixar ao máximo o nível de água e tornar o resgate menos difícil

Dia 11 - Quarta-feira, 4 de julho: a Marinha da Tailândia divulga um segundo vídeo, mostrando as crianças, que dizem estar "bem de saúde".

Dia 12 - Quinta-feira, 5 de julho: os socorristas ainda esperam poder, com a ajuda das bombas, reduzir o nível de água a tempo para que as crianças tenham que mergulhar pouco.

Dia 13 - Sexta-feira, 6 de julho: Morre um ex-integrante da elite da Marinha da Tailândia, por falta de suprimento suficiente de oxigênio, após ter abastecido as crianças, semeando a dúvida quanto a uma extração sob mergulho em caráter de urgência.

Dia 14 - Sábado, 7 de julho: "Peço desculpas a todos os pais" - carta de desculpas do jovem treinador, também preso, tornada pública pelos socorristas. Uma saída da caverna por mergulho é excluída por hora pelas autoridades, apesar de uma diminuição do nível de oxigênio.

Dia 15 - Domingo, 8 de julho: resgate bem-sucedido de quatro crianças, cada uma escoltada por dois mergulhadores profissionais.

Dia 16 - Segunda-feira, 9 de julho: resgate de quatro outros meninos.

Dia 17 - Terça-feira, 10 de julho: resgate bem-sucedido das últimas quatro crianças e de seu jovem técnico. Os 13 membros do time de futebol estão, portanto, sãos e salvos.

bur-dth/bds/mr