ASSINE
search button

Os 12 meninos e seu técnico foram resgatados de caverna na Tailândia

Compartilhar

Todos os doze meninos e seu técnico de futebol foram resgatados nesta terça-feira depois de passarem 18 dias em uma profunda caverna na Tailândia, um episódio que manteve o mundo em suspense.

"Todos os 12 dos 'Javalis Selvagens' e o técnico foram extraídos da caverna", informou o corpo de elite da Marinha tailandesa, os SEALs, em um post no Facebook, acrescentando que todos estão a salvo.

Quatro equipes de mergulhadores dos SEALs - incluindo um médico - que estavam com o grupo na caverna ainda não retornaram, informa ainda a nota.

Ao longo do dia, as equipes de resgate conseguiram retirar os últimos meninos e seu treinador, em uma corrida contra o tempo e as chuvas torrenciais que atingem o país.

Segundo Narongsak Osottanakorn, chefe da célula de crise, um médico e três membros da Marinha tailandesa que estavam com o grupo desde sua localização, na semana passada, também devem sair nesta terça da caverna.

Uma equipe de mergulhadores especializados e auxiliados por elementos de elite da marinha tailandesa conduziram com perfeição as operações que foram meticulosamente planejadas.

Entre os túneis inundados e estreitos por onde tiveram de passar, o percurso era longo e cheio de obstáculos mesmo para mergulhadores experientes.

Os meninos não tinham experiência de mergulho e muito menos sabiam nadar. Os socorristas os treinaram a como usar a máscara e respirar debaixo da água através de um tanque de oxigênio.

Um dos temores é que eles pudessem ter um ataque de pânico durante a travessia, mesmo que escoltados por um mergulhador.

A morte na sexta-feira passada de um ex-oficial da elite da marinha nacional que ficou sem oxigênio em uma área profunda da caverna ampliou as preocupações das autoridades sobre os perigos da rota de fuga.

Mas a arriscada operação teve início e, no domingo, quatro meninos foram resgatados. Outros quatro foram extraídos na segunda.

"Os oito estão em bom estado, não têm febre", disse à imprensa Jesada Chokedamrongsuk, secretário permanente do ministério da Saúde, no hospital Chiang Rai, falando à respeito dos primeiros oito meninos extraídos.

"Todos estão em bom estado mental", acrescentou Chiang Rai.

Esta foi a informação mais concreta sobre o estado de saúde dos jovens anunciada até o momento.

Os meninos foram submetidos a vários exames (sangue, raio X). Dois jovens, que apresentavam sintomas de pneumonia, receberam antibióticos e estão bem, revelou o secretário.

Todos permanecerão em observação no hospital durante uma semana.

A Tailândia acompanhava a saga dos 12 menores de idade (de 11 a 16 anos), membros de um time de futebol, e de seu treinador de 25 anos, que ficaram presos na caverna em 23 de junho com o aumento do nível da água.

O drama também era acompanhado em todo mundo: centenas de jornalistas estrangeiros estão na região da caverna e os meninos receberam mensagens de apoio de várias celebridades.

O comandante da junta militar que governa a Tailândia desde o golpe de Estado em 2014, general Prayut Chan-O-Cha, visitou o local na segunda-feira.

"Todos podem se orgulhar. Mas a missão ainda não está cumprida", declarou Chan-O-Cha.

As chuvas aumentavam a pressão para o resgate dos últimos jovens e de seu técnico.

Os meninos, do time "Javalis Selvagens", passaram nove dias na caverna até que dois mergulhadores britânicos conseguiram localizar o grupo, na segunda-feira da semana passada. Abatidos, os jovens estavam em uma rocha a mais de quatro quilômetros da entrada da caverna.

Após a localização, as equipes de resgate examinaram todas as soluções possíveis, desde a perfuração de túneis nas montanhas até a possibilidade, descartada, de aguardar por várias semanas pelo fim da temporada de monção.

Com a ameaça de mais chuva e o nível reduzido de oxigênio na galeria em que o grupo encontrou refúgio, as autoridades decidiram no domingo iniciar o resgate.

bur-apj-ev/plh/sgf/zm/fp/cn