ASSINE
search button

Chanceler russo recebe senadores americanos antes reunião Trump-Putin

Compartilhar

Uma delegação de senadores do Partido Republicano americano se reuniu nesta terça-feira em Moscou com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, antes do encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump previsto para 16 de julho.

"Reconhecemos que o mundo estaria melhor se Rússia e Estados Unidos tivessem menos tensões, se entendessem um pouco melhor e, talvez, deixassem de lado algumas de suas divergências", afirmou o senador Richard Shelby durante a reunião com Lavrov.

"Somos competidores, mas não necessariamente temos que ser adversários", completou o senador republicano por Alabama, de acordo com declarações exibidas por um canal de televisão russo.

Serguei Lavrov afirmou, em inglês, esperar que a visita dos senadores americanos "simbolize a retomada das relações entre os Parlamentos americano e russo".

"Acredito que a retomada de um diálogo será um acontecimento muito oportuno para o encontro entre os dois presidente, Donald Trump e Vladimir Putin", disse.

Os senadores americanos têm uma reunião prevista com representantes das Câmaras Baixa e Alta do Parlamento russo, mas não com Putin, indicou à imprensa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"Isto não afetará a intensidade dos contatos", afirmou, antes de destacar que o Kremlin está "convencido de que as relações interparlamentares são um dos fatores mais importantes dos vínculos bilaterais".

Putin e Trump se reunirão em 16 de julho em Helsinque para seu primeiro encontro de cúpula bilateral, em uma tentativa de melhorar as deterioradas relações entre Moscou e Washington.

Até o momento os dois presidentes se encontraram apenas à margem de reuniões internacionais, a última delas no Vietnã em novembro de 2017.

oc-all/pop/nm/sgf/es/fp