ASSINE
search button

Trudeau e López Obrador concordam em atualizar Nafta, revela Canadá

Compartilhar

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, expressaram sua vontade comum de atualizar o Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), anunciou Ottawa nesta segunda-feira.

Trudeau ligou para López Obrador para parabenizá-lo por seu triunfo nas eleições de domingo e ambos "destacaram a amizade próxima e associação dinâmica entre o Canadá e o México", diz uma nota do gabinete de Trudeau.

"Eles discutiram os benefícios econômicos mútuos e as relações comerciais entre os dois países e compartilharam a prioridade de atualizar o Nafta para o bem de seus povos", acrescentou.

No começo deste mês, Trudeau rejeitou abertamente a proposta dos Estados Unidos, terceiro parceiro do Nafta, de substituir o tratado por pactos bilaterais. Trudeau disse então que o atual formato trilateral é o "melhor" para o acordo, em vigor desde 1994.

O presidente Donald Trump considera o Nafta desastroso e forçou sua renegociação em busca de maiores benefícios para os Estados Unidos, sob pena de deixar o acordo.

ps/gm/lda/ll