ASSINE
search button

Secretário de Estado Pompeo retornará à Coreia do Norte na quinta-feira

Compartilhar

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, viajará novamente à Coreia do Norte na quinta-feira, 5 de julho, para "continuar os diálogos" depois da cúpula entre Donald Trump e Kim Jong Un, informou nesta segunda a Casa Branca.

De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, Pompeo se encontrará com "o dirigente norte-coreano, Kim Jong Un, e sua equipe" nessa viagem. "O que posso dizer é que continuamos fazendo progressos".

Na última semana, a imprensa americana ecoou as informações das agências de inteligência, que se referem a imagens de satélite que mostrariam um aumento da atividade norte-coreana em locais dedicados à energia nuclear.

"Não vou confirmar ou negar nenhum dos relatórios de inteligência", disse Sanders, acrescentando que "caso a Coreia do Norte decida desnuclearizar seu programa balístico, poderá fazer isso em um ano".

"Estamos em um momento de impulso para uma mudança positiva e queremos continuar seguindo em frente", acrescentou.

Trump e Kim protagonizaram no começo de junho, em Singapura, um histórico encontro para discutir uma forma de distender as relações bilaterais e encontrar um caminho que leve à desnuclearização da península coreana.

Esse encontro entre Trump e Kim foi negociado em duas viagens de Pompeo a Pyongyang, a primeira delas sigilosa, quando ele ainda era diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), e a segunda quando já era Secretário de Estado.

ahg/lp/cc