ASSINE
search button

Outro barco humanitário bloqueado em Malta

Compartilhar

Um segundo barco humanitário de uma ONG que resgata migrantes no Mediterrâneo foi bloqueado no porto de Malta, informou nesta segunda-feira a associação alemã Sea-Watch, que fretou a embarcação.

O Sea Watch 3 foi impedido de deixar Malta nesta segunda-feira "sem que as autoridades relatassem a razão legal", indicou a ONG em seu site.

As autoridades maltesas não confirmaram a informação.

O caso é semelhante ao ocorrido na semana passada após a apreensão em Malta do Lifeline, um navio humanitário fretado pela organização alemã de mesmo nome.

A embarcação, que chegou com 233 pessoas a bordo, está bloqueada no cais, enquanto os imigrantes foram distribuídos em centros de recepção para identificação e envio para os oito países dispostos a recebê-los.

Segundo a Sea-Watch, a organização é vítima de uma "campanha política" para impedir o resgate de migrantes por ONGs no Mediterrâneo.

"Enquanto os barcos humanitários permanecem nos cais, as pessoas morrem", denunciou.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) indicou que pelo menos 163 imigrantes morreram em vários naufrágios entre sexta e domingo na costa da Líbia.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de mil pessoas perderam a vida no mar em 2018 quando tentavam chegar à Europa.

bur-kv/eg/mr